segunda-feira, 28 de agosto de 2017

COLUNA DO CARLOS CALDEIRA - A MERDA VAI SUBIR DE PREÇO!

Estou de volta com minha coluna, agora somente no blog e na minha pagina no site newsrondonia.com. 

"A MERDA VAI SUBIR DE PREÇO" é uma expressão nova que copiei de um grupo de whatsapp, onde um cidadão, pra expressar sua revolta e dizer que "algo grande vai acontecer", utiliza constantemente, e eu achei engraçada, e agora ela passa a fazer parte de meu vocabulário politico. 

Eu e meus processos...
Na semana passada, tomei a iniciativa de publicar matéria antecipando o resultado do relatório do vereador Edwilson Negreiros (PSB) sobre o pedido de afastamento do secretário da SEMTRAN, Marden Negrão, que seria inocentado da acusação imposta pelo vereador Jair Montes (PTC), sobre o cometimento de CRIME DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA. O resultado foi exatamente o que eu antecipei, mas o vereador Edwilson se sentiu ofendido pelo fato de na matéria, eu ter colocado que ele traiu a classe dos taxistas, fato esse amplamente divulgado nos grupos dos próprios taxistas na rede social Whatsapp muito antes de minha matéria ir ao ar. Agora é esperar chegar a intimação e ir explicar ao juiz tudinho como aconteceu...E novamente sou vitima de perseguição por falar a verdade...

Sobre o pedido de Impeachment do prefeito...
Depois de ter conversado reservadamente com os dois "supostos autores" do pedido, visto a farta documentação, escutado áudios e assistido alguns vídeos, publiquei a matéria com exclusividade, e novamente recebi dezenas de criticas "por divulgar esse tipo de matéria que ninguém mais publica". Ora, ninguém mais publicou porque tem contratos com a prefeitura, e eles são doidos de perder essa verba? Eles estão é certos!
Interessante frisar nesse episodio, é que depois de publicada a matéria, fui fazer uma avaliação de tudo que vi, e ai caiu minha ficha: O material tem tudo para ser uma vingança contra o prefeito Hildon, coisa de gente muito chateada com ele mesmo, e tenho meus "eleitos" quanto aos nomes desses revoltados, por isso, resolvi deixar quieto esse assunto, por enquanto...

E nas redes sociais...
Não tem pra ninguém, as redes sociais são mesmo as ferramentas de maior utilização de ações parlamentares e também de pretensos candidatos em todas as eleições. Entre os deputados federais, Marinha Raupp, Mariana Carvalho e Garçom, são os que mais aparecem "prestando contas" de suas ações. Já entre os Estaduais, Léo Moraes é campeão absoluto, seguido de perto por Jesuino Boabaid. Já os nossos vereadores, o que mais se destaca é Junior Cavalcante (PHS), seguido de perto por Ada Dantas Boabaid, Aleks Palitot, Alan Queiroz e Cristiane Lopes... Mas ninguém tem coragem de peitar o prefeito e mandar fazer a Rua Medianeira. Triste realidade....

Ada Dantas e a professora...
Depois de ter entrado em acalorada discussão com uma professora da rede estadual de ensino, a vereadora Ada Dantas mudou sua atuação parlamentar e até nas redes sociais. A câmara recebeu um pedido de cassação do mandato da parlamentar, por quebra de decoro, o que não vai dar em nada, podem ter certeza, apesar do relator ser o vereador Edwilson Negreiros, que tem umas contas pra acertar com o casal Boabaid. Ada agora esta mostrando nas redes sociais, todos os seus pedidos de providencias, se conteve mais nos debates e até estreou um programa da Rede TV juntamente com seu esposo deputado Jesuino Boabaid e sua assistente Yanne Barauna. Eleições 2018 a vista!

Mijando pra trás...
O dileto amigo, consultor, conselheiro, e grande articulador da campanha vitoriosa de Hildon Chaves, Robson Oliveira, publicou em sua coluna no incio da semana passada que Hildon iria fazer uma mini reforma em seu staff, e anunciou os três primeiros a cair: Thiago Beber (SEMOB), Ocampo Fernandes (FUNCULTURAL) e Alexandre Porto (SEMUSA). Beber até caiu, segundo publicação no diário oficial, depois o prefeito disse que não caiu, Ocampo foi "perdoado" por suas falhas, e apenas Alexandre Porto caiu de verdade porque ele já estava caído desde a viagem do prefeito para as "merecidas ferias". O Rompimento com o vice, Edgar do Boi, foi igual ao seu afastamento quando do surgimento de seu nome nas delações da JBS, SÓ MIGUÉ. Já a treta com os vereadores Marcelo Cruz (PTB) e Jair Montes (PTC), essa continua e promete capítulos pra lá de "picantes" daqui pra frente.   

E na casa da mãe Joana... 
O Sindicato dos Bancários do Rio de Janeiro denuncia que o Itaú prepara a privatização do Banco do Brasil: “Pedro Moreira Salles, do Itaú Unibanco, faz parte do conselho administrativo da empresa Falconi Consultores e Resultados, contratada, sem licitação, para preparar o desmonte do Banco do Brasil. O maior banco privado do país está de olho na privatização dos bancos públicos”. Os bancários ainda não reclamaram, mas dentro do BB também se fala de uma “fusão” com a Caixa. Os sistemas dos dois bancos “já se falam”.

sexta-feira, 25 de agosto de 2017

URGENTE - RAUPP É DENUNCIADO PELA PGR PELOS CRIMES DE CORRUPÇÃO PASSIVA E LAVAGEM DE DINHEIRO


PGR denuncia Renan Calheiros, Romero Jucá, Valdir Raupp, Sarney e Garibaldi Alves

Denúncia foi enviada por Janot ao STF no âmbito da Lava Jato. Todos são acusados em inquérito que apura se Renan e deputado do PMDB receberam propina oriunda de contratos da Transpetro.



O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, denunciou nesta sexta-feira (25) ao Supremo Tribunal Federal (STF) quatro senadores do PMDB, dois ex-senadores do partido e mais três pessoas no âmbito da Operação Lava Jato.

Foram denunciados (e os crimes atribuídos a eles):

Senador Renan Calheiros (PMDB-AL): corrupção passiva e lavagem de dinheiro;
Senador Garibaldi Alves (PMDB-RN): corrupção passiva e lavagem de dinheiro;
Senador Romero Jucá (PMDB-RR): corrupção passiva e lavagem de dinheiro;
Senador Valdir Raupp (PMDB-RO): corrupção passiva e lavagem de dinheiro;
Ex-senador e ex-presidente da República José Sarney (PMDB-AP): corrupção passiva e lavagem de dinheiro;
Ex-senador e ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado: corrupção passiva e lavagem de dinheiro;
Luiz Fernando Nave Maramaldo, sócio da NM Engenharia: corrupção avita e lavagem de dinheiro;
Nelson Cortonesi Maramaldo, sócio da NM Engenharia: corrupção ativa e lavagem de dinheiro;
Fernando Ayres Reis, ex-presidente da Odebrecht Ambiental: corrupção ativa e lavagem de dinheiro.

Todos são acusados em inquérito que apurava inicialmente se Renan Calheiros e o deputado Aníbal Gomes (PMDB-CE) receberam propina oirunda de contratos da Transpetro.

Renan Calheiros já foi denunciado na Lava Jato, mas ainda não há decisão da Corte sobre torná-lo réu; Raupp é réu na Lava Jato; e Romero Jucá foi denunciado, na semana passada, em um desdobramento da Operação Zelotes.

As investigações

As investigações apuram a ocorrência dos crimes de lavagem de dinheiro e corrupção passiva.

A denúncia ocorre ao final da investigação, quando a PGR entende já ter indícios suficientes ou mesmo provas que indicam o cometimento de crimes pelos investigados.

Caberá, a partir de agora, ao ministro Edson Fachin, relator da Operação Lava Jato no STF, pedir a defesa prévia de cada um deles antes de redigir um relatório e levar o caso para análise dos outros quatro ministros da Segunda Turma: Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Ricardo Lewandowski e Celso de Mello.

Não há data-limite para o exame conjunto da denúncia pelo STF. Se a denúncia for recebida pelo STF, os denunciados se tornarão réus e passarão a responder a um processo penal no Supremo.

Os crimes teriam ocorrido entre 2008 e 2012 e, segundo a PGR, teriam desviado dinheiro da Transpetro para alimentar o caixa de diretórios estaduais e municipais do PMDB por meio de doações oficiais por parte das empresas contratadas pela estatal.

Em troca, diz a procuradoria, Sérgio Machado, como presidente da Transpetro, mantido no cargo pelos caciques do PMDB, promovia, autorizava e direcionava licitações em favor da NM Engenharia.

"Os parlamentares, em troca da vantagem indevida, além de apoiarem Sérgio Machado, omitiram-se quanto ao cumprimento do dever parlamentar de fiscalização da administração pública federal, viabilizando assim, indevidamente, o funcionamento de organização criminosa voltada para a prática de vários crimes", diz a denúncia.

A lavagem de dinheiro, por sua vez, consistia na distribuição da propina em operações fracionadas, de modo a ocultar sua origem; também havia repasse em espécie, por meio de intermediários, segundo a PGR.

"O caminho do dinheiro, já apontado acima, com os valores chegando quase sempre exatamente como doados ou em montante compatíveis, mas sempre em datas próximas, igualmente mostra que, desde o início não havia dúvida de que, pelos mecanismos de ocultação e dissimulação da origem, o dinheiro chegaria aos aliados de Renan Calheiros, Garibaldi Alves, Romero Jucá, José Sarney e Valdir Raupp, perpetuando-os no poder".

Odebrecht e Temer

Outra parte da investigação, ligada ao pagamento de propina pela Odebrecht por contratos na Transpetro, apontou que Renan Calheiros e Valdir Raupp teriam pedido doação a Fernando Reis, executivo da empresa, para o diretório nacional do PMDB.

Em 2012, Raupp pediu ajuda para a campanha de Gabriel Chalita para a Prefeitura de São Paulo, a pedido do presidente Michel Temer, à época vice de Dilma Rousseff.

O dinheiro foi repassado para diversos diretórios estaduais do PMDB, mas também para a campanha de Chalita por meio do diretório nacional.

A PGR, no entanto, não pediu investigação sobre Temer no caso porque a Constituição proíbe a que, durante o mandato, o presidente seja responsabilizado por atos estranhos ao exercício de suas funções.

A denúncia narra que Temer pediu ajuda a Sérgio Machado para conseguir dinheiro para a campanha de Chalita, num encontro ocorrido em setembro de 2012 na Base Aérea do Aeroporto de Brasília.

"Sérgio Machado telefonou para Temer e ambos marcaram encontro na Base Aérea de Brasília. No dia 6/9/2012, para se dirigir à reunião com o então vice-presidente da República, Sérgio Machado utilizou veículo alugado pela Transpetro na locadora Localiza. Durante o referido encontro, Michel Temer disse que enfrentava problemas no financiamento da candidatura de Gabriel Chalita e pediu ajuda a Sérgio Machado. O relato de Sérgio Machado sobre seu encontro com Michel Temer em setembro de 2012 na Base Aérea no Aeroporto de Brasília é corroborado pelo fato de que, também no dia 6/9/2012, de acordo com informação constante da agenda do então vice-presidente da República daquela data , Michel Temer esteve na Base Aérea de Brasília, onde embarcou para Londres em viagem oficial."

Versões

Renan Calheiros: "Essa denúncia é política. Seu teor já foi criticado pela Policia Federal, que sugere a retirada dos benefícios desse réu confesso porque ele acusa sem provas. Estou certo de que todos os inquéritos gerados da denúncia desse delator mentiroso serão arquivados por falta de provas."

O advogado Antonio Carlos de Almeida Castro, que defende Romero Jucá e José Sarney, disse que a denúncia está baseada em uma "delação desmoralizada" de Sérgio Machado. O advogado também afirmou que a denúncia é uma "demonstração de um procurador em final de carreira que quer se posicionar frente à opinião pública".

"Quando a PF terminou o inquérito na primeira fase, relativa à questão do Sérgio Machado, a delegada do caso recomendou, expressamente, que o Sérgio Machado perdesse os benefícios [da delação]. Não existe nenhum motivo para fazer essa denúncia, tecnicamente falando. O que existe é a palavra de um delator desmoralizado. Um delator que, ele sim, talvez tenha cometido crime ao gravar ilegalmente e de forma imoral o ex-senador Sarney e o senador Jucá", declarou.

Valdir Raupp: "O senador Valdir Raupp afirmou que jamais tratou sobre doações de campanha eleitorais junto a diretores da Transpetro ou quaisquer outras pessoas até porque não foi candidato a nenhum cargo eletivo nas eleições de 2012 e 2014. Essas citações feitas por delatores envolvendo o seu nome e a Transpetro são inverídicas e descabidas."

O G1 buscava contato com os demais denunciados até a última atualização desta reportagem.

quinta-feira, 24 de agosto de 2017

URGENTE - EMPRESÁRIOS PREPARAM PEDIDO DE IMPEACHMENT DO PREFEITO HILDON CHAVES

Dois empresários de Porto Velho indignados com a administração Hildon Chaves, prepararam um verdadeiro dossiê de todas as ações do executivo municipal desde o dia da posse até os dias de hoje, e prometem entrar com um pedido de impeachment do prefeito logo no inicio da próxima semana.
Empresários prometem entrar com pedido na próxima semana
Esse blogueiro teve acesso a documentação, vídeos e áudios que estão anexados ao processo em mídia digital, e confesso que fiquei surpreso com a gama de informações contidas em um calhamaço de mais de 150 paginas, enumeradas em ordem cronológicas que começa com o plano de ação apresentado na posse, a estruturação da administração municipal que foi mandada para a câmara de vereadores e aprovada por unanimidade pelos 21 vereadores, a "pegadinha do quinquênio", todas as nomeações e exonerações, decretos, contratos, distratos, enfim...

O que chama muito atenção em toda a documentação e é a principal denuncia de IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA, é grande quantidade de remanejamento de recursos de uma secretária para outra com o intuito de manter a folha de pagamento dos mais de mil comissionados oficialmente.

Porque eu foi contactado pelos empresários? 

Não é de hoje que sou procurado por pessoas que querem, de alguma forma, fazer denuncias contra a administração municipal. Foi assim na administração do PT com Roberto Sobrinho, e de Mauro Nazif (PSB), mas dessa vez é completamente diferente, já que sempre que sou procurado, essas pessoas querem que EU faça as denuncias porque tem medo de retaliações, e agora os empresários me procuraram para saber tudo sobre os meus 4 pedidos de impeachment contra o ex prefeito Mauro Nazif e também se eu tinha algo mais que eles pudessem incluir em seu dossiê. 

Realmente eu já fiz algumas denuncias nos MP e TCE, mas isso  eles também já tinham conhecimento, coisas relacionadas a folha de pagamento, nepotismo cruzado e desvio de função de comissionados que foram nomeados para o gabinete do prefeito e prestam serviços de assessorias de alguns vereadores.

Os empresários que se identificaram como André Lima e Osvaldo Castro disseram que estão contando com a colaboração de dois renomados advogados da cidade e dois contadores e especialistas em gestão publica.

Em março deste ano, tive acesso a informação sobre uma máquina da antiga SEMOB que estava em Vista Alegre do Abunã prestando serviços para um empresário, e que até hora máquina estava sendo cobrado. Naquela oportunidade, a informação dava conta que a máquina estava sob a responsabilidade do vereador JACARÉ e que tinha o aval do vice prefeito Edgar do Boi, e eu nunca passei essa informação pra frente, mas os dois empresários possuem tudo a respeito dessa máquina, inclusive com vídeo dela trabalhando dentro de uma fazenda em Vista Alegre. 

Apesar de ter identificado denuncias graves, sugeri a Andre e Osvaldo que levassem os documentos aos órgãos competentes, mas eles responderam que no dia que for protocolado na câmara, também vai ser protocolado no MP.

OBS: As pessoas não me pediram segredo sobre o fato, e é só por isso que estou tornando a coisa publica. QUEM VIVER, VERÁ!

quarta-feira, 23 de agosto de 2017

PUBLICADA A EXONERAÇÃO DE TIAGO BEBER, AGORA EX SECRETARIO DE OBRAS. OCAMPO GANHA NOVA CHANCE.

Para este blogueiro, essa era a exoneração menos provável, mas aconteceu! Hildon Chaves exonerou Tiago Beber e nomeou interinamente o subsecretario de Serviços Básicos, WELLEN ANTONIO PRESTES CAMPOS para responder pela secretária de obras até que o prefeito encontre um novo titular para a pasta. Portanto: PRESTES agora responde por duas secretárias.

Nos bastidores, comenta-se que o grande pecado de Beber foi ter descoberto rolos da administração passada, no que concerne a compra de cascalho e não tomou nenhuma providência no sentido de punir os culpados, que permanecem trabalhando e o fornecedor continua a fornecer para a secretária.

OCAMPO GANHA NOVA E ÚLTIMA CHANCE

Já o presidente da FUNCULTURAL, Antonio Ocampo Fernandes, ganhou uma nova chance. Em conversa com o prefeito ele recebeu orientação para que seja mais humilde, menos estrela e mais diplomático. 

Ocampo entendeu o recado e prometeu se policiar. Ocampo é um bom gestor cultural, isso é inegável, mas as vezes ele se excede e tem ataque de estrelismo, coisa que o prefeito não admite, já que a "estrela maior" dessa companhia, chama-se HILDON CHAVES!

URGENTE - RESIDENCIAL CUNIÃ, DESAPROPRIADO A TRÊS DIAS, VOLTA A SER INVADIDO

Residencial Cuniã
O Residencial Cuniã foi desapropriado por ordem judicial no último dia 21, e as 67 famílias que residiam no local desde 2012, saíram sem resistência nenhuma, mas no local não foi colocado nenhuma segurança e muito menos isolado por tapumes para que não volte a ser invadido, o que já começou a acontecer desde a manhã desta quarta feira. 

Pelo menos 5 famílias já retornaram para o local, e como são mais de 100 apartamentos abandonados, essas famílias estão se distribuindo por locais onde teoricamente, pode ser mais fácil e rápido sair caso aja alguma intervenção da policia.
Novos invasores vão se chegando aos poucos
Hoje, depois dessa desapropriação, o local ficou mais perigoso ainda do que já era antes, onde o consumo e comercio de drogas, associado a assaltos, roubos e orgias sexuais até com adolescentes, era uma constante. 

O comércio de drogas ficou mais livre e os bandidos que praticam pequenos furtos para trocar por drogas, tem agora um amplo local para esconder seus furtos. Bicicletas, motos e celulares é o que mais aparece para ser trocado por drogas. A vizinhança está cada vez mais apreensiva com a ação desses viciados, traficantes e ladrões que estão se mudando para o local.

ACABOU!!! DR. HILDON ROMPE RELAÇÕES COM EDGAR DO BOI E PORTO VELHO FICA MAIS UMA VEZ SÓ PAGANDO SALÁRIOS A VICE PREFEITO

Relações cortadas
A informação foi publicada ontem (22/08) na coluna do articulista politico Robson Oliveira, e foi republicada em diversos sites da capital e do interior. Para quem não lembra, Robson Oliveira foi um dos fies escudeiros de Hildon Chaves durante toda a campanha rumo ao paço municipal, e um dos colaboradores mais próximos ao prefeito.

Também foi de Robson Oliveira a informação que Dr. Hildon vai exonerar, a principio, três secretários que não estão correspondendo a altura as expectativas do chefe do poder executivo de Porto Velho.

No paragrafo dedicado ao vice prefeito Edgar do Boi, Robson escreveu:


DESGASTE – Após o retorno das merecidas férias, o prefeito Hildon Chaves não gostou dos relatos feitos por colaboradores próximos sobre as ações políticas articuladas pelo vice-prefeito Edgard do Boi com vereadores, para derrubar secretários por razões nada republicanas. Como tem reiterado que não admitirá nenhuma conduta dos parceiros na administração pública que não seja republicana, o prefeito decidiu se afastar do vice até que os relatos fiquem claros. Portanto, as relações políticas com o vice e dois vereadores (Jair Montes e Marcelo Cruz) estão desgastadas e suspensas.

Na verdade, as relações entre prefeito e vice já estão desgastadas desde que o nome de Edgar Tonial surgiu nas delações dos irmãos Batistas, do grupo JBS. Hildon confidenciou a amigos que se sentiu traído por Edgar do Boi em relação aos rolos com a JBS, e mesmo viajando de "ferias", por não ter outra opção, a contra gosto, deixou o comando da capital nas mãos do vice, e foi ai que Edgar mostrou sua verdadeira face, (segundo assessores mais próximos ao prefeito).

Agora o Boi está fora e novamente, assim como aconteceu na gestão passada que o vice passou quase 3 anos só recebendo o salário no final do mês, os pagadores de impostos da capital vão ter que arcar com esse ônus que não lhes pertence, mas que por escolha da ampla maioria dos eleitores, VÃO TER QUE ENGOLIR!

Enquanto isso, Marden Negrão, que é quase uma unanimidade as avessas, vai ficando, e ainda vai passar o próximo final de semana com a família em São Paulo.

EM TEMPO: Alguns sites que publicaram a coluna de Robson Oliveira, já retiraram a matéria do ar, mas se o leitor ainda tiver curiosidade de conferir, você encontra no site O Observador clicando no link:
http://www.oobservador.com.br/noticias/prefeito-quer-distancia-do-vice-prefeito-edgar-do-boi-e-dos-vereadores-marcelo-cruz-e-jair-montes-informa-jornalista-robson-oliveira,17708.shtml 

terça-feira, 22 de agosto de 2017

EXCLUSIVO - PORTO VELHO COMEÇA A GANHAR ARES DE CIDADE DE PRIMEIRO MUNDO COM AS PARADAS FUTURISTAS DA SEMTRAN

"O Projeto Piloto" já está instalado no pátio da SEMTRAN e promete uma revolução no quesito "abrigo de ônibus de Porto Velho."
Dubai serviu de modelo para esse projeto
O secretário Marden Negrão estará viajando no final desse mês para o seu estado de origem, São Paulo, aonde oficialmente, ele vai participar de um evento chamado; "Modernidade no serviço de Transporte Publico", mas como Marden chegou aqui como o "Neymar do Transporte e Trânsito", certamente ele será a grande estrela do evento, e podem apostar, ele pode nem voltar!

Marden pode ate cair amanhã, mas seu legado vai ficar para sempre na memoria dos "destemidos pioneiros de Porto Velho". Ele passou os seus últimos sete meses e vinte dias trabalhando esse mega projeto de paradas (abrigos) de ônibus para a nossa querida capital, e a espera valeu a pena, o projeto saiu do papel e está pronto para ser instalado nas nossas maravilhosas ruas de Porto Velho. As paradas são de madeira especial, sustentável e resistente a sol, chuva e sereno, SQN!

Logicamente que Marden teve a maravilhosa colaboração do visionário prefeito Hildon Chaves, que em sua última e merecida viagem de férias, deve ter estado em grandes metrópoles, como Dubai, Londres e Paris e viu que poderíamos copiar esses grandes centros, e deu carta branca para Marden implantar essa modernidade aqui por essas bandas.

Que esse modelo de gestão de transporte e trânsito que hoje somente Porto Velho tem o privilegio de ter, se espalhe por esse país afora.

Obs: Inspirado nas crônicas do Professor Nazareno.   

domingo, 20 de agosto de 2017

EXCLUSIVO - EDWILSON NEGREIRO PÕE ORDEM NO GALINHEIRO, TRAI TAXISTAS E INOCENTA MARDEN NEGRÃO DA ACUSAÇÃO DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA

Imperou a vontade de Edwilson Negreiros. Marden Negrão É INOCENTE!
Marden Negrão já sabe o resultado do relatório da comissão que foi formada pra apurar as denuncias de improbidade administrativa apresentada a mesa diretora da câmara de vereadores pelo vereador Jair Montes do PTC.

A comissão foi formada com Marcelo Reis (PSD), que se ausentou do plenário no dia da votação pra admissibilidade da denuncia, e mesmo assim foi escolhido o presidente da comissão, Luan da TV (PP) que votou favorável a abertura do processo, Pastor Edésio Fernandes (PRB) que também foi favorável, Edwilson Negreiros (PSB) que votou contra o requerimento de seu amigo Jair Montes, e ainda foi escolhido como o relator do processo e Junior Cavalcante (PHS) que alem de votar contra ainda aproveitou a sessão para fazer uma declaração de amor ao secretário, declarando ainda que Marden Negrão "é sem duvidas o melhor secretário da SEMTRAN da historia de Porto Velho!" Declaração que causou revolta entre a maioria de seus pares. No plenário a denuncia foi aceita com 11 votos favoráveis, duas abstenções (Aleks Palitot e Cristiane Lopes), 4 ausências de plenário e 4 vereadores votaram contra (Joelna Holden, Alan Queiroz, Edwilson Negreiros e Junior Cavalcante).

O relator Edwilson Negreiros já aprontou seu relatório, e em reunião fechada com o prefeito Hildon Chaves, que contou com a presença do secretário Marden Negrão e mais 4 vereadores da base aliada, apresentou aos mesmos. Edwilson rechaçou todas as acusações de Jair Montes e também já iniciou as "articulações" para que seu relatório seja aprovado em plenário, já que na comissão ele foi aprovado com 4 votos favoráveis e um contra (Edésio Fernandes). A leitura do relatório deve acontecer nesta segunda feira no final da sessão. 

TAXISTAS E MOTOTAXISTAS REVOLTADOS COM EDWILSON 
A classe deve lotar a galeria da câmara 
Não é só o vereador Jair Montes que quer ver o secretário Marden Negrão bem longe de Porto Velho. Taxistas e Mototaxistas também são contra Marden, e estão revoltados com a atitude do vereador Edwilson Negreiros, que na visão deles, traiu a categoria da qual ele e sua família fazem parte a muitos anos. A revolta é tão grande que eles estão fazendo convocação em seus grupos de Whatsapp para lotarem as dependências da câmara para protestar contra o vereador traidor. 

O QUE EDWILSON GANHA COM ISSO?

É o que muitos vereadores estão se perguntando, já que Edwilson está arriscando tudo para defender o secretário, e logicamente que este blogueiro foi a luta atrás dessa informação, e o que eu apurei, se for verdade, vai trazer muita revolta não somente nos pares do nobre vereador, mas em boa parte dos "apoiadores de Hildon Chaves".

Em conversas de bastidores, o prefeito que não ia fazer acordos políticos com ninguém, prometeu a Edwilson, a indicação do próximo secretário da SEMUSA e ainda a liderança do prefeito na câmara. 

À duas semanas se fala nos bastidores sobre a queda de Alexandre Porto (SEMUSA), mas as informações também diziam que quem assumiria em seu lugar seria o médico Amado Rahal. Já a mudança de liderança seria pelo fato de Hildon Chaves não esta nada satisfeito com o vereador Alan Queiroz, que também teceu fortes criticas a gestão de Marden Negrão a frente da SEMTRAN.

A semana promete lá pelas bandas da câmara de vereadores. Quem viver, verá!

quinta-feira, 17 de agosto de 2017

EXCLUSIVO - FROTA DE VEÍCULOS DA PREFEITURA ESTÃO SENDO APREENDIDOS POR ATRASO NO PAGAMENTO DE IMPOSTOS

Somente na ultima terça feira (15/08) foram dois veículos apreendidos pela PRF, ambos no KM 35 sentido Acre. 
Dois carros da administração municipal apreendidos chama atenção na BR 364
Investigando a situação, me dirigi até o local da apreensão e ainda pude constatar os dois veículos sendo guinchados para o pátio do Detran/RO, que fica na Av. Rio Madeira sentido parque ecológico, onde no local, outros carros da administração municipal estão ao relento, pegando sol e chuva.

A camionete TRITON, branca, placa NDU8575 faz parte da frota da SEMUSA está com débitos no valor de R$3.043,49 (três mil, quarenta e três reais e quarenta e nove centavos).

Taxas da TRITON
O veículo FIAT UNO faz parte da frota da secretaria de obras, e provavelmente estava se dirigindo também ao distrito de União Bandeirantes, o mesmo destino da TRITON. Nenhum servidor foi encontrado no local para comentar a situação, mas informações de terceiros dão conta de que uma outra equipe "deu carona" para os servidores que estavam no carro apreendido. 

No mês de julho uma outra camionete da SEMUSA já tinha sido apreendida na Avenida Mamoré, Zona Leste, e até hoje está recolhida ao pátio do DETRAN. 
TRITON PLACA NDU 8525
Também no pátio do Detran, onde ficam apreendidos as motos, estão algumas pertencentes a administração municipal e da frota da SEMUSA.

Apurando mais profundamente, também pude constatar que até carros da SEMTRAN (secretaria de trânsito) que fazem a fiscalização de trânsito na capital, estão com seus documentos atrasados, alguns com até três anos de atraso.

Alguns servidores efetivos foram abordados para falar sobre o assunto e todos foram categóricos em afirmar que a situação é real e que os atuais gestores estão mais preocupados em manter a folha de pagamento com seus apadrinhados (comissionados) do que pagar os débitos dos veículos. 

Com a palavra, a PGM!  

quarta-feira, 9 de agosto de 2017

A DIFÍCIL VIDA DOS TRAIDORES DO POVO - MARINHA RAUPP POSTA VÍDEO NO FACEBOOK E É XINGADA POR EX ELEITORES

Imagem do momento em que a Deputada é vaiada em Rolim de Moura
A vida realmente não está nada fácil para os deputados federais que votaram contra a vontade de mais de 80% do povo brasileiro, que era para autorizar o Supremo Tribunal Federal (STF) a processar o presidente Michel Temer.

Alguns deputados estão até evitando andar de avião e estão se deslocando de suas bases eleitorais para Brasília, de ônibus ou até mesmo de carro particular.

As postagens nas redes sociais ficaram escassas e quem se arrisca a faze-las, sofre as consequências da revolta popular. Foi o que aconteceu com a deputada Marinha Raupp (PMDB), que já no primeiro final de semana após a votação, que juntamente com Lindomar Garçon, Lucio Mosquini, Nilton Capixaba e Luiz Claudio, disseram SIM A TEMER e NÃO AO POVO, foi vaiada em evento comemorativo ao aniversário de Rolim de Moura e foi forçada a ficar calada tamanha a vaia que estava tomando cada vez que pegava o microfone. 

Na sexta feira a noite a deputada fez uma postagem de um vídeo onde narrava que esteve "na querida e amada BR-429, acompanhando de perto o encabeçamento e aterro da ponte sobre o Rio São Miguel." Foi o suficiente para a deputada receber dezenas de comentários raivosos ao seu posicionamento de se aliar a TEMER.
O vídeo "bombou" de comentários raivosos a deputada
Dentre 65 comentários apenas 4 internautas arriscaram parabenizar a deputada pelos seu trabalho parlamentar, mas imediatamente foram rechaçados por dezenas de outros internautas revoltados com sua atuação. 

Vejam alguns comentários



Será que a deputada ainda vai conseguir convencer seus eleitores que ela é uma boa representante de Rondônia?

URGENTE - Ministro Fachin manda bloquear apartamento do senador Valdir Raupp

Bloqueio de duplex em Brasília foi determinado no âmbito da Operação Lava Jato. Procurado, Raupp avaliou decisão como 'equívoco' de Fachin e afirmou que imóvel é da esposa dele.



O ministro Luiz Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou o sequestro e a indisponibilidade de um apartamento duplex em Brasília que pertence ao senador Valdir Raupp (PMDB-RO).


O bloqueio foi determinado no âmbito de um inquérito relacionado à Operação Lava Jato que investiga o parlamentar. O objetivo, segundo investigadores, é garantir eventual ressarcimento aos cofres públicos se Raupp for condenado.


Procurado, Raupp avaliou em nota como um "equívoco" a decisão de Fachin. Segundo o senador, o apartamento não é dele, mas, sim, da esposa, a deputada Marinha Raupp, que financiou o imóvel em um banco por 20 anos e ainda faltam cerca de 10 anos para quitar o apartamento.


A decisão de Fachin foi informada ao 2º Cartório de Registro de Imóveis de Brasília no último dia 10 de maio, mas só tornada pública agora.


O ministro retirou, nesta semana, o segredo de Justiça do caso, vinculado a uma ação penal contra o senador.


Raupp é réu por corrupção passiva e lavagem de dinheiro e é acusado pelo Ministério Público de ter recebido propina de R$ 500 mil por meio de doação oficial para a campanha dele ao Senado em 2010.


Também são réus nessa ação penal um cunhado do senador e uma ex-funcionária de Raupp.

terça-feira, 8 de agosto de 2017

MPF DENUNCIA 72 EX DEPUTADOS POR FARRAS DAS PASSAGENS, E TRÊS SÃO DE RONDÔNIA

Juntos, Rubens Moreira Mendes, Ernandes Amorim e Natan Donadon estão sendo acusados de utilizarem  564 passagens aérea,  que causaram um rombo de R$347.607,96 (trezentos e quarenta e sete mil, seiscentos e sete reais e noventa e seis centavos) aos cofres da união.

O Ministério Público acaba de denunciar 72 ex-deputados federais, por desvio de dinheiro (peculato) por uso irregular da cota de passagens aéreas, à 12ª Vara Federal de Brasília. Foram oferecidas 28 denúncias criminais contra eles. Na lista dos denunciados estão a secretária da Mulher do governo Temer, Fátima Pelaes; o ex-ministro de diversas pastas do governo Lula, Ricardo Berzoini; o ex-ministro dos governos Lula e Dilma, Aldo Rebelo; e, o ex-presidente da Câmara, João Paulo Cunha.

As denúncias criminais apontam R$ 8,36 milhões gastos irregularmente com 13.877 bilhetes aéreos usados entre 2007 e março de 2009. Um grupo de seis ex-deputados gastou mais de R$ 200 mil cada um com as passagens no período de cerca de dois anos. O campeão da lista é Ilderlei Cordeiro (PR-AC), com 248 mil e 388 bilhetes emitidos. Em seguida, vêm Henrique Afonso (PV-AC) , com R$ 245 mil, e Nilson Mourão (PT-AC), com R$ 229 mil. Em média, cada parlamentar denunciado usou 193 passagens, gastando R$ 116 mil no período.

O caso foi revelado em 2009 e ficou conhecido como “farra das passagens” porque senadores, deputados e ministros de governo usavam cotas de bilhetes aéreos para viajar pelo mundo a passeio ou para cedê-las a eleitores e terceiros, além de revelar um esquema de venda ilegal de créditos em agências de turismo.

De acordo com o Ministério Público, dinheiro público só pode ser usado a trabalho. Portanto, a situação é considerada ilegal se o parlamentar voa a passeio, cede a passagem a terceiros ou se recursa a explicar o que fez com o dinheiro – silêncio observado em diversos pedidos de informação feitos há oito anos.

Em 2009, revelou-se que mais da metade da Câmara tinha voado para o exterior com dinheiro público nos dois anos anteriores. Para auxiliar a Procuradoria da República no Distrito Federal (PRDF), peritos da Polícia Federal se debruçaram sobre 160 mil bilhetes aéreos pagos pela Câmara aos deputados entre 2007 e 2009 às companhias Gol e TAM. A despesa foi de R$ 70 milhões. Foram 1.588 viagens internacionais (R$ 3,1 milhões), 112 mil nacionais (R$ 64 milhões) e 46 voos cancelados.

Arquivamentos

A Procuradoria da República se debruçou sobre 47 inquéritos montados em janeiro de 2017, com apoio de procuradores regionais (que analisam a conduta de prefeitos). Destes, viu indícios para abrir 28 denúncias e pedir o arquivamento de apurações em cinco casos envolvendo ex-parlamentares. O motivo foi que eles tinham mais de 70 anos ou os fatos já tinham acontecido há muito tempo, o que tornaria os casos prescritos. Há ainda 14 casos sob análise na PRDF.

O Ministério Público vinha investigando o caso com idas e vindas desde 2006, mas sem apresentar acusações à Justiça. Sigilosamente, a Procuradoria Geral da República (PGR) arquivou a apuração criminal contra 12 deputados em março de 2016. Mas, na Procuradoria Regional da República da 1ª Região (PRR-1), em que são apurados crimes de prefeitos, uma leva de mais de 400 ex-deputados foi denunciada em novembro do anos passado.

Há poucas semanas, porém, meses depois da denúncia da PPR-1, a PGR recebeu o processo relativo a pessoas que voltaram a ser parlamentares e governadores e resolver abrir investigação contra 199 autoridades. A apuração na PGR já completou 11 anos. Na Procuradoria da República, as apurações se intensificaram em 2009, com a revelação da “farra das passagens”.

Acerto com a Justiça

Após oito anos, ex-deputados são denunciados por uso irregular de passagens aéreas


Ex-deputado                                  Passagens        Valor gasto
Ilderlei Souza Rodrigues Cordeiro      388                  248.205,19
Henrique Afonso Soares Lima            434                  245.343,54
Nilson Moura Leite Mourão                355                  229.889,48
Francisco Ednaldo Praciano               255                  218.366,69
Maria Lucenira Oliveira Pimentel        285                  206.294,68
Jurandil dos Santos Juarez                296                  202.202,96
Luciana Krebs Genro                        233                  197.166,26
Sétimo Waquim                               335                  193.813,15
Maria Perpetua de Almeida               303                  192.622,50
Fernando Melo da Costa                   308                  191.932,30
Sebastião Ferreira Rocha                  367                  187.312,72
José Eleonildo Soares                       388                  179.370,52
Evandro Costa Milhomen                  280                  173.394,33
Joaquim de Lira Maia                       259                  168.252,24
Luiz Fernando de Fabinho Lima         234                  162.348,14
Paulo Rubem Santiago Ferreira         234                  161.089,71
Ernandes Santos Amorim             217                  159.627,56
Clovis Antonio Chaves Fecury           221                  154.216,43
Wandenkolk Pasteur Gonçalves        271                   153.594,21
Marcelo Augusto da Eira Correa        214                   152.049,60
Uldurico Alves Pinto                         276                   148.703,08
Raimundo Sabino Castelo Branco     192                    146.858,12
João Oliveira de Sousa                    285                    146.792,17
Augusto Cesar Cavalcante Farias      251                    138.551,10
Fátima Lúcia Pelaes                        215                     137.269,07
Fernando Dantas Ferro                   126                     126.991,75
Edson Gonçalves Duarte                 213                     126.701,61
Ana Isabel Mesquita de Oliveira      254                      126.443,92
Maurício Gonçalves Trindade          185                      124.210,72
Arnaldo Franca Vianna                   303                      122.989,74
Carlos Eduardo Torres Gomes         257                     122.971,32
Nilmar Gavino Ruiz                        195                     122.476,89
Carlito Merss                                 230                     120.949,94
Claudio Magrao de Camargo Cre     105                     119.112,44
Gervásio José da Silva                   200                     117.456,16
Victor Pires Franco Neto                 173                     116.000,97
Luiz Carlos Bassuma                      224                     115.870,82
Jeronimo de Oliveira Reis               186                     109.923,63
Juvenil Alves Ferreira Filho             261                     107.979,33
José Aldo Rebelo Figueiredo           200                     106.319,12
Marcos Antonio Ramos da Hora      218                     106.165,74
Florisvaldo Fier                             212                     104.157,41
Rubens Moreira Mendes Filho   160                      104.138,76
Maria Dalva de Souza Figueredo    154                      103.199,89
Djalma Vando Berger                   139                        98.545,37
Rebecca Martins Garcia                103                        97.328,33
Domingos Francisco Dutra Filho    184                        93.811,22
José Fernando Aparecido Oliveira 239                         93.780,28
João Paulo Cunha                       122                         85.304,61
Jorge de Faria Maluly                  129                         84.338,78
Natan Donadon                        187                          83.841,64
Talmir Rodrigues                        189                          80.040,09
Ângela Regina Heizen Amin Helou 116                         73.062,87
Marcelo de Oliveira Guimarães Filho 91                        72.647,06
Fábio Loureiro Souto                   167                          71.807,78
Maurício Rands Coelho Barros        99                          69.531,63
Leandro José Mende Fernandes    156                          68.901,94
Marco Aurélio Ubiali                     115                         63.107,26
Ciro Francisco Pedrosa                   97                         54.665,68
Sergio Barradas Carneiro               73                         49.590,26
José Paulo Toffano                       104                         47.504,06
Maria Lúcia Cardoso                       67                         47.446,14
Colbert Martins da Silva Filho          60                         46.077,48
Luiz Roberto de Albuquerque           75                         44.556,13
João Eduardo Dado Leite de Carvalho 60                       43.857,89
Antônio Eustáquio Andrade Ferreira 117                        40.249,54
Marcelo de Araújo Melo                    63                        36.394,03
Valdemar Costa Neto                       14                        33.601,58
Filipe de Almeida Pereira                  68                        31.648,46
Ricardo José Ribeiro Berzoini            49                        26.596,13
Sandro Antônio Scodro                    41                        25.748,96
Francisco Garcia Rodrigues                1                          6.656,58

                                 Total       13.877                   R$ 8.369.967,69
Média 193 R$ 116.249,55