O feriadão de carnaval foi de muita "festa nas redes sociais" com as lambanças da administração municipal. O "novo terminal de integração" e um assessor apaixonado do prefeito viraram memes.
A COMPARAÇÃO COM DUBAI FOI A MAIS COMENTADA |
"Inaugurado" na última segunda feira 12/02, o "novo terminal de integração" virou chacota nas redes sociais, e se não fosse o destempero de um assessor do prefeito, que destilou veneno em um grupo de whatsapp denominado FAMÍLIA EXPEDITO, formado por apoiadores do ex senador EXPEDITO JUNIOR, simplesmente porque os locutores da BVQQ não pronunciaram o nome do prefeito durante o desfile da banda, o terminal de integração da era HILDON teria reinado solto durante o carnaval.
Em uma postagem da SEMTRAN, a secretaria enaltece a "a grandiosa obra" da gestão HILDON CHAVES, e diz que o mesmo é "Moderno, com Wi-Fi, informações em tempo real das linhas, cobertura e assentos... Vejam a postagem da SEMTRAN e tirem suas duvidas com as fotos.
O internauta JUNIOR LUCENA comentou: "O incrível é a gestão que chegou até atual eles possui um pensamento extraordinário de primeiro mundo, algo que querem superar a capital Curitiba, essas Obras Artísticas judiam das pessoas que utilizam o transporte publico em PVH. A cada anos eles procuram a nos surpreender com essas brincadeiras que não são de um bom gosto."
Já a ELISABEL PAPPIS ORSO escreveu: "Mais uma obra executada pelas :organizações Tabajara!"
A COMPARAÇÃO COM O TERMINAL DE INTEGRAÇÃO DE RIO BRANCO/AC, FOI INEVITÁVEL.
COMPARAÇÃO COM O ACRE |
Somente na minha postagem, são mais de 300 curtidas, quase 200 compartilhamentos e mais de 300 comentários. Sem contar outras postagens com fotos de outros internautas, que estão bombando da mesma forma que essa.
ASSESSOR DE HILDON VIROU O CAVALO DO CÃO E TAMBÉM VIROU MEME EM ÁUDIO E VÍDEO.
Indignado, o assessor fala: Tinha que ter falado o nome dele sim, tinha que ter citado o nome dele sim! Quando o Roberto era o prefeito, os caras só faltavam sugar o saco do Roberto, era a banda todinha só falando o nome do Roberto Sobrinho, esse PTista velho filho de uma égua, esse corno do cão, ahhhh, agora vem falar que falaram o nome do Hindon.....Até o Gutemberg, o dono do Trio Elétrico falou pra mim: O teu prefeito tá sem moral mesmo,não falou nenhuma vez o nome do Hildon Chaves, O NOSSO PREFEITO, o cara de garra, o cara que tem caráter, o cara que é humilde, o cara que é do povão, agora vem com esse negocio dizer que falaram? Falaram o nome de secretaria porra! Secretaria não julga nada não, tem que falar é o nome do prefeito, levar o nome do prefeito, O AGUERRIDO HILDON CHAVES, O NOSSO PREFEITO! Que a gente briga por ele NINGUÉM FALA MAL DE HILDON AQUI NA ZONA SUL QUE EU COMPRO BRIGA!
A BURAQUEIRA E AS ALAGAÇÕES DAS RUAS TAMBÉM FORAM DESTAQUES E VIRARAM MEMES.
EM UM LONGO COMENTÁRIO NO FACEBOOK, O SECRETÁRIO DA SEMTRAN CARLOS COSTA, TENTA EXPLICAR O INEXPLICÁVEL...
O Transporte Coletivo em Porto Velho
Agonizante é o termo mais adequado para descrever a situação atual, pela qual passa o transporte coletivo em Porto Velho .
A empresa que opera o sistema, Consórcio SIM, opera mediante uma Autorização Precária, ou seja não tem a concessão do serviço.
A resposta para solucionar o sistema de transporte coletivo passa pela licitação do mesmo. Tarefa das mais complexas, não enfrentada e solucionada nos governos anteriores pelo grau de dificuldade.
Seremos chamados a fazer escolhas neste assunto tão importante para a população. A falta de sensibilidade do município com este tema tem afetado e afetará sobretudo os que mais dependem do serviço, a população mais carente.
Até agora foi sendo ignorado o que vem ocorrendo, a população obrigada a fazer alternativas para o transporte, uso excessivo de motocicleta, outros modais como os aplicativos e recentemente táxi compartilhado. Estas alternativas prejudicam mais o sistema ao invés de melhorar.
O que temos feito neste momento é Realmente paliativo, com resultado quase inócuo, mas estamos agindo dentro do intuito de buscar a melhoria possível neste momento. Sou consciente de minhas limitações, não tenho saída mágica, porém entre ver a agonia da população tendo que conviver diariamente com casos como da linha Areal via HB, que espera nos pontos de origem por absurdas 2 horas e 20 minutos resolvi agir.
Todas as ações foram estudadas pela equipe da SEMTRAN e baseada nos estudos que foram feitos no município em anos anteriores e não colocados em prática.
1. Racionalização das linhas.
2. Criação do Expresso Central
3. Expansão dos pontos de recarga
4. Fim da cobrança pelo cartão cidadão
5. Criação de Pontos para facilitar a integração (Miniterminal)
6. Criação do Mapa Troncal com as principais linhas e Pontos de Integração
1. Racionalização das linhas: Mesmo tendo sido apontado nos estudos de 2010 e 2013 a necessidade de mudança, nada foi feito, as linhas se sobrepõe em muitos casos, são ineficientes nos bairros onde está a maior demanda, número excessivo de linhas indo até o terminal HB. Diante deste cenário aterrador e muitas das vezes caótico estamos revendo algumas linhas, fazendo com que haja mais integração para que os ônibus tenham mais frequência nos bairros. No caso da linha Areal vamos diminuir para frequência para 30 a 40 minutos nos pontos de origem. No caso do Ponto de Integração (Miniterminal) da Jorge Teixeira farão integração ali apenas 4 Linhas. Outros Miniterminais estão em estudo.
2. Criação do Expresso Central: Criado para dar celeridade nos deslocamentos pela região Central da Cidade vai do Ponto de Integração (Miniterminal) da Jorge Teixeira até o terminal HB POC, retorna pela Av Costa e Silva , passa na Av Farquar passando pelo CPA, contorna o prédio do Relógio sobe pela 7 de Setembro em seguida Nações, entra pela Amazonas e volta ao Miniterminal da Jorge Teixeira. Com 4 ônibus esta linha passará a cada 10 minutos fazendo a integração com todas as demais linhas do sistema.
3. Expansão dos pontos de recarga: Quando assumi tínhamos apenas um único ponto de recarga fixo, situado na Av Carlos Gomes, funcionando em horário comercial. Iniciamos fevereiro com mais 15 novos pontos de recarga, situados nos bairros onde a população mais necessita, atendendo nos finais de semana e feriados, proporcionando comodiade e economia de tempo para a população, como ganho extra fomentando a economia dos bairros. Em março serão 30 pontos, que ficam em mercados e pequenos comércios nos bairros.
4. Fim da cobrança pelo cartão cidadão: Ao assumir se cobrava pelo cartão o valor de 3 Tarifas, ou seja R$11,40, hoje ao fazer a primeira recarga no valor de R$22,00 não há cobrança pelo cartão, especialmente neste mês de fevereiro em função das mudanças basta fazer qualquer valor de recarga que o cartão não tem custo.
5. Criação de Pontos para facilitar a integração (Miniterminal): O objetivo como dito anteriormente é fazer com que o ônibus aumente a frequência nos bairros onde está a maior demanda da população, estão em estudo mais dois pontos, na Zona Sul e Zona Leste.
6. Criação do Mapa Troncal com as principais linhas: Tem por objetivo melhorar a comunicação com a população, pois no Mapa Troncal será possível identificar as principais linhas, a partir desta definição as linhas terão cores diferenciadas, Ex Expresso Central é Rosa, também com o objetivo de melhorar a comunicação.
Não tenho a pretensão de solucionar todos os problemas do Transporte Coletivo com essas simples ações, mas de acordo com a equipe da SEMTRAN, estas mudanças vão amenizar a situação atual quanto ao Transporte Coletivo em Porto Velho. O desafio é gigantesco, mas nossa determinação de acertar também é.
Solução definitiva? Licitação com concessão a longo prazo. Neste ponto o que posso adiantar é que faremos ainda no primeiro semestre o lançamento do edital, que tem rito próprio.
Agradeço pela oportunidade e me coloco à disposição.
Carlos Henrique da Costa
Secretário Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes