sábado, 29 de junho de 2019

DEU B.O - REUNIÃO DE FUNCIONÁRIOS DO TRANSPORTE ESCOLAR COM EMPRESA FREITAS TERMINA NA POLICIA.

VÍDEOS - A Empresa COMERCIO E SERVIÇO FREITAS, detentora do contrato emergencial do Transporte Escolar continua produzindo manchetes para a imprensa local e nacional. 
CARTA DOS MOTORISTAS ALERTANDO SOBRE PARALISAÇÃO 
O que era para ser apenas uma reunião entre funcionários e empresa FREITAS, convocada pela mesma para a entrega de documentos, virou caso de policia em Extrema. 

A reunião marcada para a data de ontem sexta-feira (28/06), as 10 horas da manhã no "escritório ecológico da empresa" (em baixo de um grande pé de jambo), também foi anunciada em grupos de Whatsapp da Ponta do Abunã. E sem "se combinarem" pais e mães de alunos prejudicados pela falta de responsabilidade da empresa para com seus filhos, também compareceram ao local, e em meio a reunião, começaram as cobranças...
Um pai de aluno já se manifestou e literalmente enquadrou o representante da empresa querendo saber "quem vai pagar pelo prejuízo das crianças fora da sala de aula?" E ele ainda complementou dizendo que saindo dali ele iria registrar um boletim de ocorrência na delegacia de policia civil contra a empresa, e foi mesmo...
B.O Nº 01
No intervalo da reclamação desse pai, os funcionários iam recebendo seus documentos, assinando holerite referente aos primeiros 15 dias de trabalho e não recebendo nenhuma satisfação sobre o restante de seus salários atrasados a mais de 60 dias...e tome reclamação de pais e funcionários!
Um servidor da SEMED que acompanhava o representante da FREIRAS, Sr. Ricardo, até tentou argumentar dizendo que a SEMED "queria pagar" mas a empresa estava com pendencias de documentos, mas que pagou um contrato e que na próxima semana vai pagar outro...mas as desculpas não colaram, já que ninguém acredita mais na SEMED  e na empresa, e mais um pai foi para a delegacia de policia registrar boletim de ocorrência. 
B.O Nº 02
Lideranças também compareceram ao local e questionaram os representantes da SEMED e Empresa, que se esquivaram de todas as cobranças que estavam sendo feitas tanto pelos pais de alunos quanto pelos funcionários. 

DEPOIS DA REUNIÃO FUNCIONÁRIOS DECIDEM PARAR

Sem receber seus salários atrasados, com ônibus parados por problemas diversos, tais como: Falta de combustível, problemas mecânicos, elétricos, apreensão por falta de regularização junto ao Detran, dentre muitos outros, agora 100% do funcionários decidiram paralisar até o pagamento de todos os seus salários atrasados e benéficos. Eles publicaram uma carta aos pais, população, alunos e diretores das escolas justificando a paralisação (transcrita na foto de capa).

PROMOTOR DO MP DEFENDE SEMED, EMPRESA, PREFEITURA E DIZ QUE 80% DO SERVIÇO ESTÁ FUNCIONANDO - NÃO É VERDADE!

Em entrevista a um programa de TV local, o promotor MARCELO LIMA OLIVEIRA fala que 80% dos ônibus já estão atendendo a população da área rural, e que em breve chega a 100%. Só que o promotor não deve estar contando com todos os problemas enfrentados pela população da Ponta do Abunã, onde agora está 100% parada e também as comunidades de União Bandeirantes  e Rio Pardo estão funcionando precariamente com menos da metade dos veículos contratados. 
Outras localidades que estão sem transportes são: João D'Árc, Aliança, Cujubim,diversas linhas ao longo da BR 319, Vila DNIT, 21 de Abril, Estrada da Coca-Cola, Colonia Viçosa e Rio das Garças, dentre outras. 
                   VEJA ENTREVISTA DE MARCELO LIMA OLIVEIRA 
VEJAM OUTROS VÍDEOS DA REUNIÃO QUE ACABOU NA POLICIA



quinta-feira, 27 de junho de 2019

BANDIDOS NA TV - O JORNALISTA QUE SEMPRE CHEGAVA PRIMEIRO À CENA DO CRIME

A MORTE VENDESérie documental da Netflix recupera o surrealista caso do apresentador brasileiro Wallace Souza, de Manaus/AM
O apresentador e deputado estadual Wallace Souza no seu programa. Em vídeo, trailer da série. NETFLIX BRASIL
Ele era o rei do ibope numa das cidades mais perigosas do Brasil. O público adorava aquele programa, um coquetel de notícias policiais em sua versão mais sensacionalista – entrevistas com supostos criminosos, cadáveres crivados de balas, perseguições policiais, impasses com reféns… –, além de um humor áspero e gestos de beneficência. O jornalista Wallace Souza sabia bem como atrair público remexendo as tripas da televisão. A audiência disparou tanto que o catapultou à política, algo nada incomum neste país. Compatibilizou o estúdio de TV com o plenário. Souza costumava chegar primeiro ao local dos crimes, antes mesmo da polícia. Sua detenção, em 2009, surpreendeu a cidade de Manaus. Mas isso não foi nada. Maior comoção causou a conclusão do inquérito policial: ele teria ordenado os crimes apenas para cobri-los no seu programa e aumentar sua audiência. Uma história surrealista narrada na série documental Bandidos na TV, da Netflix.

Souza era um orador hábil, com um discurso violento que os manauaras, fartos da violência entre as quadrilhas que disputam o controle do narcotráfico na região amazônica, respaldavam com entusiasmo. “As famílias honestas da nossa cidade precisam de paz”, proclamava em um programa, enquanto em outro oferecia sua solução para acabar com o problema: “Para os traficantes só tem um jeito: bala e tumba. Ponto”.

O programa começou com meios precários, mas a audiência reagiu bem desde o início. Aquilo atraiu patrocinadores, jornalistas foram contratados… o fenômeno Souza crescia. O apresentador acabou transformado em um autêntico herói para os moradores da capital amazonense, 11º. município brasileiro no ranking de homicídios. Ele se apresentava como um flagelo dos criminosos. Alguém que combatia marginais que o Estado, impotente ou incapaz, não perseguia. Foi duas vezes eleito deputado estadual, e dessa tribuna lançou sua defesa ao ser detido: “Talvez eu sofra a maior perseguição política que já houve neste Estado”, proclamou.

O diretor de Bandidos na TV, o britânico-paraguaio Daniel Bogado, conta numa entrevista por escrito que descobriu a história em 2009. “Anotei-a em minha lista de ideias, mas pensei que alguém faria um filme sobre isso antes que eu tivesse uma oportunidade.” Até 2017, porém, ninguém tinha dado esse passo, então foi passar um mês em Manaus, investigando o caso e entrevistando os envolvidos que sobreviveram, já que a saúde do herói do povo – ou do bandido, segundo a polícia – foi declinando à medida que a investigação avançava. Souza morreu num hospital em 2010, sem ser levado a julgamento. Tinha 51 anos

Os sete capítulos da série incluem trechos antigos do programa Canal Livre que são realmente extraordinários, como o momento em que uma espectadora se levanta do assento para apontar um sujeito, gritando que “o homem que matou o meu filho está aí”, e a câmera se desloca dela até o acusado. Ou a acidentada imagem do apresentador Wallace chegando a uma mata onde há um cadáver enegrecido. “Tem cheiro de churrasco. Aí está o corpo. Olha aí, ainda sai fumaça. É do sexo masculino”, conta ele à câmera, enquanto tampa o nariz com a camisa. Tantos detalhes sobre um cadáver ainda fumegante chamaram a atenção dos investigadores quando procuravam provas, depois que um telefonema anônimo os levou à detenção da principal testemunha da acusação, o traficante Moacir Costa, o Moa, que confessou ter perpetrado vários assassinatos a mando de Wallace.

Tanto o acusador quanto o acusado haviam pertencido à polícia. Esse salto de defensor da lei a criminoso convicto ou suspeito de graves crimes – algo que na Europa chamaria muito a atenção – não causa o menor estranhamento no Brasil, onde as quadrilhas formadas por integrantes ativos ou aposentados dos corpos de segurança têm até um nome próprio, milícias. Além disso, aqui são muitos os famosos que entram na política. Tampouco é tão incomum que os deputados sejam presos, embora geralmente seja por corrupção, não por encomendar homicídios. Em todo caso, estes fatores, unidos às milhares de mortes violentas anuais (64.000 em 2017) ou a distância de Manaus até os centros mais populosos talvez ajudem a explicar por que a repercussão do caso Wallace não foi maior dentro e fora do Brasil.

Os investigadores afirmam que matar supostos bandidos para gerar conteúdo para os seus programas era uma parte da trama. Acusaram Wallace de ser o líder de uma organização criminal que, como as equipes de seu programa (obviamente) chegavam antes que a polícia, roubavam o dinheiro dos traficantes assassinados (por outros). Depois, começaram a ser ainda mais ousados. Ficavam com droga. O seguinte passo foi matar aviões. E o auge foi nada menos que mandar matar traficantes rivais. Esses eram os indícios que levaram a polícia a indiciá-lo por encomendar homicídios para exibi-los em seu programa, liderar uma organização criminal, posse ilegal de arma e associação para o narcotráfico.

Para o diretor Bogado, mesmo que Wallace tivesse se sentado no banco dos réus e sido absolvido a história valeria uma série. “Não acho que faria grande diferença. A história até esse ponto ainda era muito incrível".

O caso judicial continuou sem ele. Culminou no julgamento do ano em Manaus, com Raphael Souza, filho do apresentador, Moa (a principal testemunha do caso) e um suposto cúmplice sendo levados a júri popular. E, como se aquilo tivesse sido obra de um roteirista, diante do tribunal houve uma surpreendente reviravolta no caso, uma surpresa a mais na história narrada nesta série documental.

BOMBA - POLICIA CIVIL DEFLAGRA OPERAÇÃO "MERCADORES DA SAÚDE" EM PORTO VELHO

Investiga-se também, o suposto desvio de medicamentos e materiais das referidas unidades hospitalares, com propósito de atender demanda de clinica particular, gerando enriquecimento indevido dos administradores desta, em detrimento do patrimônio publico.

A Polícia Civil do Estado de Rondônia, por meio da Delegacia de Repressão as Ações Criminosas Organizadas (DRACO), deflagrou na manhã desta quinta-feira (27/06), a primeira fase da operação denominada “Mercadores da Saúde”. Trata-se de investigação que busca apurar a noticia de que agentes que atuam ou atuaram nos hospitais João Paulo II e de Base, bem como, em uma clinica particular de Porto Velho, teriam se aliado para cobrarem indevidamente por cirurgias realizadas através do Sistema Único de Saúde (SUS).

Investiga-se também, o suposto desvio de medicamentos e materiais das referidas unidades hospitalares, com propósito de atender demanda de clinica particular, gerando enriquecimento indevido dos administradores desta, em detrimento do patrimônio publico.

Foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão, dos quais, um se deu no próprio Hospital de Base e outros dois em clínicas particulares situadas em Porto Velho. Também foi dado cumprimento a ordem judicial que determinou o afastamento de um servidor do Hospital de Base, além da restrição de acesso a dois investigados em relação às unidades mencionadas.

O inquérito policial corre sob sigilo, contudo, a polícia pede a população que informe, via 197, ou na própria sede da DRACO, situada na rua Benjamin Constant, 2006, bairro São Cristóvão, nesta Capital, caso tenha conhecimento de pessoas que foram coagidas ou aliciadas a pagarem por cirurgias realizadas através do SUS, tendo ou não concretizado o procedimento cirúrgico.

A Polícia Civil não realizará coletiva de imprensa no momento, pois o inquérito policial corre sob sigilo.

Fonte: ASCOM/PCRO

URGENTE - RAUPP E CASSOL TEM DIREITO A PENSÃO VITALICIA E NÃO VÃO DEVOLVER NENHUM CENTAVO AOS COFRES PÚBLICOS

A DETERMINAÇÃO VEIO APOS JULGAMENTO DO TCE ENCABEÇADO PELO CONSELHEIRO WILBER COIMBRA. 
Rondoniense vai gastar com os dois mais de R$ 50 mil por mês, quase R$ 610 mil ao ano.
Ex senadores e Ex governadores Valdir Raupp e Ivo Cassol
Está próximo de expirar o prazo concedido à Superintendente Estadual de Gestão de Pessoas (SEGEP), hoje comandada pelo coronel Júlio Martins Figueiroa Faria, para o cumprimento de decisão proferida pelo Tribunal de Contas no dia 16 de maio de 2019. 

À ocasião, a Corte de Contas determinou, em julgamento encabeçado pelo conselheiro Wilber Coimbra, relator da demanda, o restabelecimento do pagamento de pensões vitalícias aos ex-governadores Ivo Cassol e Valdir Raupp, que, há pouco, representavam Rondônia no Senado Federal.

A decisão foi expedida por maioria, à exceção do posicionamento do revisor, o conselheiro Paulo Curi Neto.


Tecnicamente, em vez de devolverem os R$ 2,3 milhões recebidos indevidamente de acordo com o procurador de Contas Ernesto Tavares Victória, cuja manifestações técnica fora rechaçada por Coimbra, Francisco Carvalho da Silva e Benedito Antônio Alves, ambos regressam à folha de pagamento do Estado, recebendo, cada um deles, monta equivalente ao salário do atual governador Coronel Marcos Rocha (PSL): ou seja, R$ 25,3 mil mês a mês.

Isso significa, para ilustrar, que em um único mês os rondonienses pagarão à dupla de ex-chefes do Executivo R$ 50.644,50 em pensões; em um ano, R$ 607.734,00; e em quatro, R$ 2.430.936,00.

Se a vida dos dois se estender por mais 20 anos, por exemplo, o gasto com a dupla só por terem sido governadores de Rondônia em algum momento da história atingirá, exatamente, a casa dos R$ 12.154.680,00.

A despeito das alegações do procurador de Contas, o TCE/RO entendeu, por maioria e resumidamente, que:

“[...] ainda que tal direito possa aparentar desacordo moral razoável, a supressão ou extinção do benefício impugnado só pode ser levado a efeito por norma editada por Poder Constituinte Originário, dado que nem Emenda à Constituição se presta para prejudicar o direito adquirido, o ato jurídico perfeito e coisa julgada, na exata compreensão dogmática da norma prevista no art. 5º, XXXVI da CF/88”. 

Rondônia Dinâmica consultou a folha de pagamento do Estado referente ao mês de maio, onde estão expostos os últimos contracheques disponibilizados pelo Portal Transparência. Valdir Raupp já está de volta; Cassol, por outro lado, ainda não.

No mês consultado, além de Raupp constam outras oito pessoas entre ex-governadores, viúvas e até filhos. Isso representa um gasto de R$ 227.900,25 com essas pensões vitalícias apenas no quinto mês do ano – e sem o regresso de Ivo Cassol à folha, o que só deve aparecer no contracheque de junho.

FONTE: Rondoniadinamica

quarta-feira, 26 de junho de 2019

EXCLUSIVO - MAIS UMA VEZ PREFEITURA MOSTRA SEU DESINTERESSE PELA EDUCAÇÃO AO CORTAR AUXÍLIO DE PROFESSORES AUXILIARES EM PORTO VELHO!

A falta dos professores auxiliares causarão defasagem no atendimento aos alunos especiais matriculados nas escolas de Porto Velho, afinal, ninguém trabalha de graça.
Imagem ilustrativa
O prefeito Hildon Chaves sancionou em maio de 2018 a Lei 724 que dispões sobre a criação de Auxílio de Educação Especial para professores auxiliares que atuam com crianças com necessidades educacionais especiais “Autistas” matriculados na rede municipal de Ensino.

Os professores auxiliares, a apenas 2 dias do pagamento do mês de junho, foram pegos de surpresa com a notícia de que não receberão o auxílio de educação especial pelo qual trabalharam o mês todo.

A notícia foi dada pelos gestores das escolas e tem circulado em redes sociais sem mais explicações. A única informação dada pelos gestores é que o decreto venceu em maio de 2019 e por isso o auxílio não será pago.

Não se trata de atraso e sim de corte, e o pagamento do auxílio só poderá ser restabelecido após votação e aprovação de novo decreto, que também necessita da assinatura do Prefeito Hildon Chaves. Sobre o retroativo, não se sabe se será pago, porque ninguém quer falar a respeito.

A SEMAD, SEMED ou mesmo a Prefeitura de Porto Velho, não deu nenhuma satisfação até o momento e pouco se sabe sobre o corte ou como fica a situação dos professores e alunos autistas que necessitam do auxílio. 

O tempo para votação na Câmara Municipal também é um mistério, todavia, o que causou a indignação dos professores é a irresponsabilidade da Prefeitura em não levar o decreto para votação antes do vencimento.

A falta dos professores auxiliares causarão defasagem no atendimento aos alunos especiais matriculados nas escolas de Porto Velho, afinal, ninguém trabalha de graça. Nenhum Sindicato se manifestou a favor dos professores até o momento e não há nenhum esclarecimento do poder público sobre essa situação.

Na sexta, vários professores não terão o dinheiro pelo qual trabalharam e contaram para custear suas despesas e parece que ninguém tem interesse em ver como ficará o auxílio de educação especial ou o porquê de esperar vencer o auxílio.
Decreto de Maio de 2018

terça-feira, 25 de junho de 2019

CALOTE - EMPRESA DO TRANSPORTE ESCOLAR DEMITE FUNCIONÁRIO QUE FOI COBRAR SALÁRIOS ATRASADOS E NÃO PAGA RESCISÃO

No dia 11/06 o ex funcionário registrou Boletim de Ocorrência contra a empresa COMERCIO E SERVIÇO FREITAS IMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃO EIRELI-ME.

Anderson foi contratado em meio aquela grande polemica que foi o fechamento da BR 364 em frente ao Distrito de Extrema. Na oportunidade o então "salvador da pátria" MARCELO ALVES CAVALCANTE mandou recrutar os motoristas e monitores nos próprios distritos da Ponta do Abunã, e no espaço de 48 horas, todos vieram para Porto Velho para um processo de seleção pra lá suspeito: 

"Você acredita Caldeira que único exame de fato que fizemos foi o Toxicológico, lá em uma clínica, salve engano na Mamoré, depois fomos p/ uma galeria ali após o shopping cidadão, ali na 7 de Setembro, e nessa clínica o médio só fez aquele exame do sopro no braço p/ ver em relação a hérnia, fora isso ele apenas pergunto se estava tudo bem c/ agnt, e só isso, e ainda c/ aquela pressa, porque tinha que acabar os digamos "EXAMES" c/ todos os motoristas antes do almoço."

Ainda segundo o funcionário demitido porque foi cobrar seus direitos trabalhistas e seus documentos, não foi feito nenhum outro exame, sangue, espirometria, nem um raio X da coluna, exame da cabeça, cardíaco, nada, nada dos exames necessários a admissão de um motorista, segundo a Lei vigente.

"A "integração" que nos  fizemos foi feito numa pequena salinha de almoxarifado, na qual ninguém conseguia ficar por motivo do calor, o técnico de segurança bem que tentou falar alguma coisa, mas mediante o calor, não conseguimos ficar na sala, depois de entregarmos nosso documentos, isso já era tardinha, fomos encaminhados a um hotel ali p/ cima da rodoviária, no outro dia fomos até a garagem, na qual os carros já estavam funcionando, e fomos instruídos a pegar a estrada, meu carro mesmo estava sem os documentos, mas p/ min foi dito que os documentos iriam seguir atrás c/ um carro baixo da empresa, e assim foi, até chegar aqui na cidade, e até o último dia de trabalho."

Hoje, Anderson tenta receber seus direitos trabalhistas, mas segundo ele, a empresa nem atende seus telefonemas e nem responde suas mensagens, embora a responsável pelo RH tenha lhe garantido que sua rescisão iria ser paga até 10 dias depois de sua demissão, que aconteceu no dia 10 passado.

O ex funcionário foi demitido pelo mecânico da, já que na direção, todos se acovardaram na hora de demiti-lo, diferentemente de quando foi para contratar, que até o ensaboado empresário MARCELO esteve pessoalmente em Extrema e enganou todo mundo.  

VEJAM AS CONDIÇÕES DO VEÍCULO QUE ANDERSON TRABALHOU ATÉ SER DEMITIDO PELO MECÂNICO DA EMPRESA.

RETROVISOR TRINCADO

SEM CINTO DE SEGURANÇA

LIMPADOR DE PARA BRISA AMARADO 

SEM PISCA PISCA





VERGONHA NACIONAL - CAOS NO TRANSPORTE ESCOLAR FAZ PORTO VELHO VIRAR MANCHETE NACIONAL! COMENTARISTA DA BAND NEWS CHAMA CÂMARA DE VEREADORES DE LIXO!

No vídeo, o comentarista da BAND NEWS EDUARDO OINEGUE, chama a câmara de vereadores de Porto Velho de "Aquele lixo que são as câmaras de vereadores, recebendo dinheiro aos borbotões pra fazer o que quiserem..."
Definitivamente o TRANSPORTE ESCOLAR de Porto Velho alcançou o auge de sua crise com o destaque dado pela FOLHA DE SÃO PAULO, tanto em sua versão digital quanto na versão impressa.

Nesta terça feira, ao receber a versão impressa e com o titulo: FRAUDES PREJUDICAM ALUNOS EM RONDÔNIA, o comentarista EDUARDO OINEGUE fez um longo comentário sobre o caos no transporte escolar, e depois ele encerrou a polemica dizendo que: "esses mil alunos eles não tem alternativa, eles não tem o que fazer...eles simplesmente não podem ir pra escola...a gente fica vendo grandes programas sendo lançados...grandes enganações sendo lançadas...o Brasil está abandonado, e esse Brasil abandonado é o desses mil alunos em Rondônia que não podem ir pra aula!"

NA VERSÃO IMPRESSA DA FOLHA...foi detalhada apenas os problemas vividos por alunos do baixo Madeira, onde não se tem aula regularmente desde setembro de 2017, e nara o drama dos alunos da Escola DEIGMAR MORAES.
Versão impressa da FOLHA de 25/06
A folha destaca ainda que mil alunos estão sem aula, mas na verdade esse numero é bem maior, e a cada dia que passa, devido a falta de responsabilidade da SEMED e do próprio empresário que é avesso a honrar com seus compromissos financeiros com funcionários e credores em geral, todos os dias mais e mais comunidades vão ficando sem aula, algumas vezes por "paralisação espontânea" outras por quebra dos péssimos veículos e até pela vergonhosa falta de combustível.  

sábado, 22 de junho de 2019

URGENTE - TRABALHADORES DO TRANSPORTE ESCOLAR DE EXTREMA PARAM, E GARANTEM SÓ VOLTAR SE EMPRESA PAGAR OS SALÁRIOS ATRASADOS

CALOTE - Mais uma vez a empresa não cumpre acordo e nem atende os funcionários, que sem ter a quem recorrer, resolveram parar por tempo indeterminado.
ÔNIBUS PARADO EM EXTREMA

Já virou rotina os funcionários da Empresa Freitas paralisarem suas atividades para poderem receber seus salários. E a cada mês a situação vai ficando ainda pior, já que a empresa não aceita ser cobrada, e quem descumprir essa determinação, é demitido!

Dessa vez, no Distrito de Extrema, tudo indica que vão ter que demitir todos, já que o descontentamento é geral e já existe até Boletim de Ocorrência registrado na delegacia de policia civil daquela localidade, inclusive com acusação de pratica de trabalho escravo.

Segundo uma fonte, agora ninguém da empresa atende telefone dos funcionários da Ponta do Abunã e nem respondem suas mensagens enviadas pelo aplicativo Whatsapp. 

Este blogueiro esteve na sede da empresa em Rio Branco para tentar uma declaração da Empresária que "empresta seu nome" como titular, e saber dela qual vai ser a solução para os inúmeros problemas com a falta de pagamento dos funcionários, mas o que encontrei foi uma pequena sala fechada,  que fica na Estrada do Aviário nº 636, e mesmo retornando em mais duas oportunidades, ninguém apareceu para falar comigo.



terça-feira, 18 de junho de 2019

É BOMBA - VINTE VEREADORES DE PORTO VELHO SÃO DENUNCIADOS NA JUSTIÇA POR FARRA COM DINHEIRO PUBLICO

Com essa verba os Vereadores vêm pagando a Sociedades de Advogados, Advogados, Contadores e supostamente adquirindo combustíveis, materiais impressos e até mesmo serviços de manutenções e peças para Veículos, não se sabendo em que quais estão sendo usadas.



Já está tramitando perante a 2ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Porto Velho, os autos da Ação Popular nº 7026067-27.2019.8.22.0001, através da qual está sendo questionada a Resolução nº 618/CMPV/2018, de 30 de novembro de 2018, em que a Câmara Municipal de Porto Velho instituiu uma “Cota Para Exercício de Atividade Parlamentar”, no valor de R$ 18.000,00 (dezoito mil reais), mensal para cada um dos 20 (vinte Vereadores), pois apenas um deles, LUAN WENDEL MARTINS COSTA, não quis participar das benesses. 

Essa “Cota” foi instituída através da Resolução nº 610, de 30 de maio de 2017, que a fixou em R$ 9.000,00 (nove mil reais), o valor para cada um dos Vereadores. 

Essa mesma “Cota”, em 2018 era de apenas R$ 9.000,00 (nove mil reais), mas para o ano de 2019 foi dobrado e que neste ano os valores empenhados para cada um dos Vereadores ficou no importe total anual de R$ 108.000,00 (cento e oito mil reais), totalizando R$ 2.160.000,00 (dois milhões, cento e sessenta mil reais). 

Estão sendo beneficiados os Vereadores FRANCISCO EDWILSON BESSA HOLANDA DE NEGREIROS, ADA CLEIA SICHINEL DANTAS, ALAN KUELSON Q. FEDER, ALEKSANDER ALLEN NINA PALITOT, ANTONIO CARLOS DA SILVA, CRISTIANE LOPES DA LUZ BENARROSH, EDESIO FERNANDES DA SILVA, ELLIS REGINA BATISTA LEAL, JOELNA RAMOS HOLDER AGUIAR, JOSE ASSIS JUNIOR REGO CAVALCANTE, JOSE FRANCISCO DE ARAUJO, JOSE RABELO DA SILVA, JURANDIR RODRIGUES DE OLIVEIRA, MARCELO REIS LOUZEIRO, MARCIO GOMES MIRANDA, MARCIO JOSE SCHEFFER DE OLIVEIRA, MARCIO PACELE VIEIRA DA SILVA, MAURICIO FONSECA R. CARVALHO DE MORAES, SANDRO .DE CARVALHO e SEBASTIÃO GERALDO FERREIRA. 

Com essa verba os Vereadores vêm pagando a Sociedades de Advogados, Advogados, Contadores e supostamente adquirindo combustíveis, materiais impressos e até mesmo serviços de manutenções e peças para Veículos, não se sabendo em que quais estão sendo usadas. 

Apesar de estarmos na segunda metade do mês de junho, mas vários Vereadores já gastaram quase que 80% (oitenta por cento) valor total de suas “Cotas”, chamando-se à atenção para o fato de que a NELSON CANEDO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA, já recebeu neste ano a bagatela de R$ 83.200,00 (oitenta e três mil e duzentos reais), através de 5 (cinco) Vereadores. 

O Presidente da Casa de Leis, Vereador FRANCISCO EDWILSON BESSA HOLANDA DE NEGREIROS, embora tenha à sua disposição da Procuradoria Geral da Câmara, se deu o luxo de em 2019 pagar pelo menos duas Bancadas de Advogados, no caso à sociedade NELSON CANEDO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA. 

Outros advogados também vêm recebendo pagamentos por conta de supostos serviços prestados à Vereadores, como se a Câmara não possuísse uma Procuradoria Geral que é responsável pela analise e emissão de pareceres sobre os Projetos que são submetidos a Vereadores. 

Fato curioso são os pagamentos a Contadores, que pelo visto estariam realizando analises de Contas para os Vereadores, como se todo mês a Prefeitura encaminhasse àquele Poder Legislativo os Balancetes Contábeis que são bimestrais as apresentações e ainda não tivesse o Tribunal de Contas do Estado, órgão responsável pelo monitoramento das contas do Prefeito de Porto Velho, a quem os Nobres Vereadores deveriam busca auxilio como assim determina a Lei Orgânica do Município de Porto Velho. 

Outros pagamentos no mínimo inusitados se referem manutenções e aquisições de peças para Veículos, como se a Câmara tivesse a obrigação de manter os Veículos particulares dos Vereadores, em detrimento da coletividade. 

Esse gerenciamento de forma fracionada da quantia de R$ 108.000,00 (cento e oito mil reais) anual para cada um dos Vereadores têm o condão de burlar a Lei de Licitações e Contratos da Administração Pública (Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993), com suas ulteriores alterações, já que as despesas realizadas pelos Vereadores nas supostas aquisições de bens e serviços não estão passando pelo necessário crivo do certame licitatório, em nítido desrespeito aos princípios constitucionais de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. 

O fracionamento das verbas empenhadas para os Gabinetes dos 20 (vinte) Vereadores têm a finalidade ainda de permitir que com a Presidência da Casa, os Nobres Edis promovam as aquisições de bens e serviços sem a necessária licitação. 

Para o fornecimento de combustíveis, por exemplo, até maio de 2016 a Câmara Municipal de Vereadores de Porto Velho, detinha contrato com a empresa Auto Posto Amazonas LTDA. - EPP, inscrita no CNPJ sob o nº. 09300057/0001-80 Inscrição Estadual nº. 00000001707639, com sede na Avenida Amazonas, nº 3346 Bairro Nova Porto Velho, mas que abdicou do direito de realizar essas aquisições mediante Contrato e necessário certame licitatório, para assim permitir desvios de recursos públicos, por vias transversas, através de seus Vereadores. 

A Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993 (Lei de Licitações e Contratos da Administração Pública) em seu Art. 82, estabeleceu: “Art. 82. Os agentes administrativos que praticarem atos em desacordo com os preceitos desta Lei ou visando a frustrar os objetivos da licitação sujeitam-se às sanções previstas nesta Lei e nos regulamentos próprios, sem prejuízo das responsabilidades civil e criminal que seu ato ensejar.” 

Por seu turno, o Art. 89, ainda da mesma norma fixou: “Art. 89. Dispensar ou inexigir licitação fora das hipóteses previstas em lei, ou deixar de observar as formalidades pertinentes à dispensa ou à inexigibilidade: Pena - detenção, de 3 (três) a 5 (cinco) anos, e multa. Parágrafo único. Na mesma pena incorre aquele que, tendo comprovadamente concorrido para a consumação da ilegalidade, beneficiou-se da dispensa ou inexigibilidade ilegal, para celebrar contrato com o Poder Público.” 

Na Ação Popular está se pedindo que a Justiça suspenda a imediata execução da Resolução nº 618/CMPV/2018, de 30 de novembro de 2018, que instituiu a “Cota Para Exercício de Atividade Parlamentar” e ao final seja decretada a sua nulidade por ferir de morte o princípio constitucional da impessoalidade e legalidade e os Réus condenados na devolução dos recursos que desviaram de finalidade. 

POR: DOMINGOS BORGES D SILVA

LUTO - CONHEÇA UM POUCO DA HISTÓRIA DE DOM MOACYR GRECHI COMO RELIGIOSO E ATIVISTA SOCIAL

Ele nasceu em 19 de janeiro de 1936 e aos 13 anos de idade ele já ingressava no seminário. Com 25 anos DOM MOACYR foi ordenado Sacerdote, e agora ele está sendo recebido de braços aberto por JESUS.
Velório de DOM MOACYR GRECHI
DOM MOACYR GRECHI dedicou 70 anos de sua vida a pregar o evangelho e a fazer o bem, seus últimos 21 anos foram em Rondônia,  e agora ele vai para a plenitude da alegria e da eternidade junto com aos anjos e santos.

DOM MOACYR, alem de pregar a paz, ele também foi um ferrenho defensor da ética e da moralidade, fez combate a corrupção no Acre e em Rondônia. 

Destacou-se pela defesa dos indígenas, dos seringueiros e dos trabalhadores rurais. Lutou pela punição dos assassinos de Chico Mendes, que conheceu pela atuação nas Comunidades Eclesiais de Base.

Fez denúncias que colocaram na cadeia, um dos maiores criminosos do Acre: Hildebrando Pascoal, que permanece preso até hoje.

Em setembro de 2011 o Ministério Público Federal em Rondônia abriu um inquérito Civil Público para averiguar ocorrências de atentados a Direitos Fundamentais do arcebispo Dom Moacyr Grechi. O arcebispo vinha recebendo ameaças de morte por causa de sua atuação na Comissão de Justiça e Paz junto aos movimentos sociais. Dom Moacir registrou queixa na Delegacia de Polícia Civil e um suspeito pelas ameaças foi preso.

Certa vez, ao ser perguntado se já havia recebido ameaça de morte, ele respondeu: "Fui ameaçado de morte várias vezes. Certa vez, um cidadão chamado João Sorbile pegou uma terra de três mil hectares, que era dos índios, e passou para 300 mil, com a conivência do Cartório de Boca do Acre, no Amazonas, e a vendeu para colonos do Paraná. Quando os índios voltaram para a terra – porque eles mudam de área de acordo com o período do ano, em busca de caça –, os colonos descobriram que a terra não era deles e foram expulsos.

Certa vez, esse João Sorbile me ameaçou e disse para o governador do Acre que iria me matar. O governador disse para eu sair do Acre por um tempo, mas eu fiquei, porque achava que era corajoso. Um dia, quando estava numa estrada na cidade de Boca do Acre, encontrei um carro estacionado e vi que era de João Sorbile. Senti um frio da cabeça aos pés, entrei no Jipe, fui embora, e vi que, como todo mundo, tenho medo da morte."

Dom Moacyr acompanhou de perto os problemas do maior e mais perigoso presidio do estado de Rondônia, URSO BRANCO, inclusive no dia da maior matança daquela unidade prisional, Dom Moacyr entrou junto com a policia militar e presenciou toda a barbárie daqueles dias que duraram a rebelião e deixou quase 30 mortos.

Em 2001 Dom Moacyr sofreu um grave acidente automobilístico, e logo em seguida surgiram várias versões dando conta de um possível atentado contra a vida do arcebispo, mas nenhuma foi confirmada. Dom Moacir Grechi teve oito costelas quebradas, perfuração no pulmão, tórax, parte frontal da cabeça, após uma colisão entre o veículo Gol na BR-364, com uma camionete Toyota.

Como o caso era grave e sua vida estava em risco, um avião equipado com uma Unidade de Terapia Intensiva - UTI no ar - foi deslocado de Brasília para transportar o arcebispo até Porto Velho, onde foi levado ao Hospital de Base.

O velório está acontecendo na Catedral do Sagrado Coração de Jesus e o sepultamento vai acontecer amanhã, quarta-feira, as 09 horas no mesmo local.
 

segunda-feira, 17 de junho de 2019

MAIS UM PARENTE: INTERNAUTA DENUNCIA CUNHADO DE EZEQUIEL NEIVA PORTARIADO NA ASSEMBLEIA

O irmão da esposa do deputado, está lotado como diretor do departamento de Polícia Legislativa da ALE-RO, recebe cerca de R$ 6.336,00 de vencimento bruto.


Uma internauta entrou em contato com o VILHENA NOTÍCIAS neste segunda-feira, 17 de junho, e disse ter lido a reportagem – NEPOTISMO – Deputado Estadual Ezequiel Neiva tem esposa, irmão e nora portariados na ALE – no entanto, denunciou que o deputado ainda tem mais um parente portariado, não citado na matéria, que seria seu cunhado Sinemar Luiz de Souza.

O irmão da esposa do deputado, está lotado como diretor do departamento de Polícia Legislativa da ALE-RO, recebe cerca de R$ 6.336,00 de vencimento bruto.

Com mais este parente, o deputado Ezequiel coleciona quatro parentes em cargos de comissão e função gratificada dentro da Assembleia.

De acordo com a súmula vinculante Nº 013/2010 do STF, que caracteriza como nepotismo as contratações da esposa(o)/companheira(o), filho(a), pai, mãe, avô(ó), neto(a), bisavô(ó), bisneto(a), irmão(ã), tio(a), sobrinho(a), sogro(a) e seus respectivos pais e avós, enteados e seus respectivos netos e bisnetos, cunhado(a), genro, nora, cônjuge do tio(a), irmã(ã) e sobrinho(a), da autoridade nomeante ou do servidor.

Confira o que mostra o Portal Transparência:
FONTE: VILHENA NOTICIAS 

EXCLUSIVO: ADVOGADO PEDE CASSAÇÃO DE MANDATO DE SEIS DEPUTADOS ESTADUAIS - VÍDEO

A revelação do pedido de cassação do mandato dos seis deputados estaduais foi feita na tribuna da Assembleia Legislativa, na sessão do último dia 11, através do Dep. Jair Montes.
Os seis deputados citados por JAIR MONTES
Segundo JAIR MONTES, ele recebeu uma notificação do TRE, apresentada pelo advogado DR. JUACY, que pede a cassação do mandato dele e de mais cinco deputados: ALEX SILVA, ALEX REDANO, CIRONE DEIRÓ, JHONNY PAIXÃO e CASSIA DOS MULETAS.

Em seu discurso, JAIR MONTES revelou sua revolta e disse não aceitar que um cidadão, que "ele conheceu na câmara de vereadores, e que parece que vive atrás dele, por onde ele anda" venha a pedir a cassação de seu mandato, o que é um direito dele, mas que tem sua esposa nomeada em cargo comissionado naquela casa, e que o mesmo já encaminhou requerimento a mesa pedindo a lotação dela, as três ultimas folhas de ponto, se ela está indo trabalhar ou se é uma fantasma.

A servidora em questão, segundo Jair Montes, trata-se de ELAINE DE ALMEIDA, que exerce cargo de Chefe de Divisão e está lotada na DIVISÃO DE BIBLIOTECA com o salário bruto de R$5.400,00 (cinco mil e quatrocentos reais).

ELAINE DE ALMEIDA foi nomeada em 01 de março de 2019 e seu cargo está vinculado a presidência da ALE. 

                                                VEJAM O VÍDEO
O processo encontra-se em segredo de justiça, e até o momento não se sabe quais os argumentos que o advogado usou para o pedido de cassação do mandato dos seis deputados. O certo mesmo é que o Dep. Jair Montes não ficou nada feliz com tudo isso, e promete novas revelações nas próximas sessões da casa. 

domingo, 16 de junho de 2019

VIROU ROTINA - "FROTA NOVA" DO TRANSPORTE ESCOLAR E URBANO DE PORTO VELHO JÁ COMEÇA A FICAR NO MEIO DO CAMINHO

Com direito a matéria em toda imprensa da capital, administração municipal comemorou e apresentou a população 15 "novos ônibus" que foram disponibilizados pelo "Rei do ônibus de Porto Velho MARCELO ALVES CAVALCANTE" 
Ônibus quebrados na zona rural e zona Leste da capital
Já no sábado, um desses "ônibus novos" que foram para o transporte escolar e disponibilizados para os alunos da Vila Da Penha que haviam fechado a BR 364 em protesto pela falta dos mesmos e a consequência ausência dos alunos nas salas de aula, deixou as crianças a pé na Linha 6, ele permanece no mesmo local sem a devida manutenção.

Já no domingo foi a vez de um desses ônibus que não serviam mais para a população de São Luis/MA e foram mandados para "cidades mais carentes," deixar usuários do transporte urbano da Zona Leste da capital, literalmente revoltados.

Na última quarta feira, 12/06, a prefeitura de Porto Velho através da SEMTRAN - Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito, distribui release a toda imprensa da capital comemorando a "chegada de mais 15 ônibus do Consórcio SIM." 

Ao finalizar a nota, a assessoria de comunicação, afirmou: "O Objetivo da gestão municipal é melhorar a prestação de serviço à população, especialmente as pessoas com deficiências."
#Transporte
#TransporteColetivo
#PrefeituraPVH  

sábado, 15 de junho de 2019

EXCLUSIVO - ALUNOS DA ÁREA RURAL DESISTEM DE ESTUDAR POR FALTA DE ÔNIBUS ESCOLAR E SECRETÁRIO DA SEMED DIZ QUE "PROBLEMA ESTÁ QUASE RESOLVIDO"

Diversos veículos da empresa FREITAS são abandonados em beira de estrada, até por um simples pneu furado, e mesmo assim são contabilizados como se estivesses operando. 

Com aproximadamente 70 ônibus atendendo, de um total de 140 contratados, empresa FREITAS segue descumprindo o contrato emergencial e ainda conta com a concordância do secretário MARCIO FELIX.  

12 distritos ainda estão sem o serviço de transporte escolar, alguns desde o ano de 2017, deixando assim, milhares de crianças fora da sala de aula e sem seus direitos básicos  e fundamentais de acesso a educação. 

As localidades que dependem do serviço que ainda estão sem aula, são: Cujubim, União, Aliança,  Riacho Azul, C-25, Estrada da Coca-Cola,Linha 21 de Abril, Setor Chacareiro, Joana D'Árc, Vila DNIT, Jerusalém da Amazônia, Belmonte.

Pais de alunos da Vila DNIT, Cujubim, 21 de Abril e União já estão desistindo de lutar por direito a educação a seus filhos, e já falam abertamente que "mais um ano está perdido e que não tem mais esperança de ver seus filhos na escola." 

Alguns pais já estão abandonando suas propriedades e providenciando mudança para a a área urbana, com esperanças que seus filhos voltem a ter aula ainda este ano. 

Os Distritos da Ponta do Abunã estão funcionando precariamente, já que a empresa não paga os salários de seus funcionários e os mesmo vão parando o serviço. E quando os motoristas reclamam da salário, e ameaçam parar, são demitidos e a empresa os ignora, e quando responde, só dizem que estão preparando a rescisão o mais rápido possível. Em Extrema por exemplo, apenas 4 ônibus estão operando.

Na última quinta feira a empresa mandou um caminhão tanque ir abastecer alguns veículos que estavam parados com "pane seca" e os mesmo foram ficando na beira da estrada. Outro ônibus ficou por duas semanas parado por causa de um pneu furado, já que o mesmo não possui estepe. 

Outro grande problema que vai deixando as comunidades mais próximas da capital sem o devido serviço é quando a fiscalização do DETRAN/PTRAN acha de trabalhar e recolher os ônibus irregulares. No pátio do Detran de Porto Velho se encontram sete veículos, e no da PRF mais 4, e mesmo assim o secretário MARCIO FELIX fala para imprensa que a EMPRESA INFORMOU (e ele acreditou) que tem 112 ônibus operando e que em 20 dias todos os 140 vão estar atendendo as comunidades. 

Na semana passada esse blogueiro esteve nos distritos da Ponta do Abunã e constatou a total precariedade de todos os veículos e também podem entrar e fotografar 09 carros abandonados na beira da estrada, inclusive com as portas abertas. 

Em Vista Alegre do Abunã tem um ônibus parado a mais de um mês no mesmo local, segundo relatos de moradores, que tem um "sistema de travamento de porta ultra-moderno, como narrou um frentista do posto de gasolina da região, já que quando o ônibus operava, era preciso levarem dentro, uma viga de madeira para encostar a porta (COMO MOSTRA A FOTO ABAIXO), motorista e a monitora se revezavam para OPERAR A TRAVA MODERNA" 

O problema segue sendo acompanhado de perto pelos órgãos de controle, sem no entanto terem suas determinações cumpridas pela administração municipal e também pelo DETRAN/PRF/PTRAN, já que todas as vezes que é para fiscalizarem e tomarem providências, sempre o secretário MARCIO FELIX consegue convencer a todos que "está tudo quase resolvido."