terça-feira, 25 de março de 2025

COLUNA DO CARLOS CALDEIRA - É TUDO VERDADE, EU JURO!

 


NOTA DE ESCLARECIMENTO 

A Prefeitura Municipal de Rio Crespo/RO, por respeito à população e à boa prática da gestão pública, vem a público repudiar veementemente as informações distorcidas veiculadas por sites e veículos de comunicação, em especial nas “Coluna Espaço Aberto” e “Blog do Carlos Caldeira”. As publicações, se fundamentaram em material da folha de São Paulo que é leviana, e buscaram manchar a imagem do gestor municipal e desinformar a sociedade rondoniense, lançando insinuações infundadas sobre a moralidade administrativa e a condução dos serviços públicos no município de Rio Crespo, especialmente nas áreas de saúde e quanto a fixação do subsídio do chefe do Executivo. 

Sobre a remuneração do Chefe do Poder Executivo 

É imperativo esclarecer que o subsídio do prefeito é fixado por meio de lei específica aprovada pela Câmara Municipal em legislatura anterior ao atual mandato, conforme determina o art. 29, inciso V, da Constituição Federal. Ou seja, o valor da remuneração vigente foi definido antes mesmo da posse do atual prefeito, em um processo público que ele não participou, mas que foi transparente e amparado por orientações dos órgãos de controle externo, como o Tribunal de Contas do Estado de Rondônia. 

A tentativa de imputar ao atual gestor qualquer irregularidade nesse aspecto demonstra desconhecimento dos ritos legais e das competências institucionais. Reafirmamos que não há qualquer ilegalidade, imoralidade ou privilégio oculto na fixação da remuneração do prefeito municipal, que é compatível com a complexidade das atribuições do cargo e os desafios da administração pública.

Da imprensa e do compromisso com a verdade 

É lamentável que determinadas plataformas de comunicação optem por divulgar conteúdo tendencioso e mal apurado, alguns momentos beirando o sensacionalismo para promover ataques pessoais e distorcendo os fatos para gerar cliques e viralização. A liberdade de imprensa é um pilar da democracia, mas deve ser exercida com seriedade, ética e compromisso com a verdade. 

A Prefeitura de Rio Crespo reitera seu compromisso com a população, com a ética na gestão pública e com a construção de uma cidade mais justa, desenvolvida e transparente. Continuaremos firmes na missão de promover políticas públicas responsáveis, com foco no bem comum e no progresso de nossa comunidade. 

Prefeitura Municipal de Rio Crespo 25 de março de 2025

EM NOME DO BOM JORNALISMO

O blogdocarloscaldeira, com mais de 8 anos de existência e aproximadamente 17 milhões de acessos, sempre se destacou pela verdade e pelo compromisso com nossos leitores, e em nome do bom jornalismo, recebemos a manifestação do prefeito de Rio Crespo, com as justificativas sobre matéria publicada pelo jornal Folha de São Paulo e reproduzida em resumo aqui pela coluna, e nos comprometemos em fazer o devido registro. A nota, com duas paginas das devidas justificativas, também foi reduzida e reproduzida conforme a informação aqui publicada.

SEM TRANSPARÊNCIA

Qualquer prefeitura de cidadezinha do interior de Rondônia, sem querer menosprezar qualquer cidade, muito pelo contrário, as câmaras municipais tem seus portais de transparência funcionando normalmente, enquanto o Portal da Câmara da Capital Porto Velho não funciona nem a pau, Juvenal! Por qual motivo os gestores da câmara não conseguem dar transparência aos seus atos? Alias, a falta de transparência já é alvo de ação no TCE inclusive com multa para gestores que deixaram o portal sem funcionar a mais de um ano. 

MAIS DE 5 MILHÕES EM DIÁRIAS

Nos últimos dois anos, a ALE RO gastou mais de 5,3 milhões de reais em diárias, desse total, ainda temos 15% sem prestação de contas e o restante está em análises para as devidas comprovações da validade contábil. 
O balanço com as contas da Assembleia nos últimos dois anos, foi publicada no diário oficial desta terça feira, e vale ressaltar, que os diários da ALE só saem a noite, depois que todos os outros diários já saíram, só resta saber por qua motivo de tanta demora para as publicações.
A equipe do blog do Carlos Caldeira está analisando todos os numeros para em uma outra oportunidade, trazer mais detalhes. 


COLUNA DO CARLOS CALDEIRA - É TUDO VERDADE, EU JURO!



SUPER SALÁRIO

O prefeito EDER DA SILVA do PL de Rio Crespo, cidade com aproximadamente 4 mil habitantes, na região do Vale do Jamari, ganhou notoridade no Brasil inteiro depois que o jornal Folha de São Paulo, revelou o seu salário de R$19.985,50 enquanto a maioria da população do pequeno munícipio sobrevive com um salário minimo e até menos. O Valor do salário do prefeito foi estipulado por ele mesmo, em projeto de resolução mandado para a câmara de vereadores e aprovado por todos os nove vereadores, uma vergonha!

DIÁRIAS SUSPEITAS

O secretário que está no olho do furacão por conta das fugas do sistema prisional de Rondônia, chamou a atenção da imprensa do estado, por ter enfrentado o deputado Edevaldo Neves de forma acintosa, e de certa forma, nocauteando o deputado eu sua oitiva na Assembleia Legislativa, agora também está sendo investigado por "algumas viagens suspeitas ao Rio de Janeiro" e segundo a minha fonte, todo mês ele faz a mesma viagem para um compromisso pessoal, só que ele está recebendo diárias para isso. Como o Deputado Edevaldo perdeu uma grande oportunidade de dar voz de prisão para o mesmo, que tal ele pedir a prestação de contas dessas viagens?

BANHEIROS PERIGOSOS

É vergonhoso como os policiais penais do estado são tratados pelo atual secretário da SEJUS, o importado MARCUS RITO, aquele mesmo que lacrou pra cima do deputado Edevaldo Neves e ainda saiu da ALE estufando o peito e dizendo: "eu sou o cara!". 
Nas imagens mostradas pelo site rondoniaovivo, temos a impressão que os vasos sanitários estão instalados em local aberto, expondo o policial penal na hora em que ele está fazendo suas necessidades fisiologicas. É vergonhoso o que esse secretário faz com o profissional da segurança, dando a entender que o criminoso custodiado pelo estado, é mais importante que o servidor.

TRÊS REAIS?

Uma atitude muito suspeita de alguns veradores de Porto Velho, que tudo indica que não gostaram nadica de nada da redução do valor da passagem de ônibus para TRÊS REAIS, e resolveram chamar a empresa para uma prestação de contas na câmara municipal, e parece que estão meio perdidos na pauta dessa prestação de contas. "Os corredores" da câmara diz que um grupo de vereadores estão insatisfeitos com o prefeito Léo Moraes, que dia apos dia, abafa o protagonismo dos insastifeitos, que apostavam no fracasso da atual administração. Não entendi nada, será que querem a volta dos 6 reais?

MALA PRETA

O "babado" foi forte durante todo o final de semana sobre uma mala recheada com nada mais nada menos que 17 milhões de reais que estaria passeando pelos corredores da câmara municipal, e logico, que nós, pobres mortais, achamos que tudo não passa de uma grande teoria de conspiração, e posso garantir, que é! Mas...Em legislaturas passadas, já tivemos casos semelhantes, mas com valores muito aquem dos milhões que estão sendo falados hoje, e quem mais levou, e tudo indica que levou mesmo, pegou 300 mil, e outros mais bestas, pegaram 30 conto, e é fato!

O JOB X POLÍTICA

Um assunto muito comum nos bastidores da política de Rondônia está sendo o envolvimento dos nossos parlamentares com programas sexuais, e que quase sempre, o dito cujo leva a pior, é só lembrar do JOB de 5 mil, que virou 50 mil e depois mais 50, e agora, é muito forte nos bastidores o envolvimento de um certo vereador, que adora surfar com o perigo. No interior ele é o bicho, e na capiital ele é o terror, mas a conta bancaria parece que já está no vermelho e o casamento está por um fio.

POR FALAR EM JOB...

Dizem, vejam bem...Dizem que em determinados gabinetes tem até cota para JOB, mas isso é assunto para a proxima coluna!



 




segunda-feira, 17 de março de 2025

COLUNA DO CARLOS CALDEIRA - É TUDO VERDADE, EU JURO!


Hoje  estou voltando a escrever minhas colunas, um habito que eu deixei de fazer a mais de um ano, quando enfrentei muitos problemas justamente por causa de minhas escritas. Fui perseguido, perdi emprego e fui totamente abandonado pela minha classe, mas isso ficou no passado. 

Volto de cabeça erguida e fortalecido por um grande trabalho que venho desenvolvendo "apenas nos bastidores", e estou feliz, então, vamos aos bastidres, mas sempre lembrando, que tudo que vou passar a escrever e publicar, É TUDO VERDADE, EU JURO!

FUJÃO! 

Já venho monitorando as atitudes de um certo vereador de primeiro mandato, que de vez em quando desaparece no mundo, toma chá de sumiço mesmo! Sondando aqui e acula, descobri que o mesmo tem uns umas historias mal contadas, de um tempo não muito distante, e que parece que o caldo entornou...Sondando mais um pouco, cheguei até umas promessas de campanha com oferecimento de cargo com salarios bem atrativos, e que não foram e nem serão cumpridas, e a coisa tá feia...

SARGENTONA

Uma servidora da câmara de Porto Velho está "tentando botar pocando" na galera da imprensa que cobre as sessões, querendo nos obrigar a usar paletó, para que possamos adentrar ao local destinados a imprensa, e segundo ela, está apenas cumprindo o que diz o Paragrafo 7º da Resolução 746/2022 que versa o seguinte: "nos dias de Sessão Plenária, os vereadores, assessores, servidores, jornalistas e convidados, que tiverem acesso a Sessão, OBRIGATORIAMENTE, deverão portar-se com TRAJES SOCIAIS, SPORTE FINO OU PASSEIO COMPLETO, sendo facultado o uso de gravata!" 

SEM TETO

Um prefeito do interior achou que estava fazendo um negocio da China quando contratou um renomado advogado aqui de Porto Velho para dar credibilidade em um de seus projetos de inicio de mandato (ele foi reeleito), e tratava-se de uma reforma administrativa, e o advogado sabendo que o cara "é meio lento para pagaar suas contas", pediu em garantia, a casa do prefeito, que prontamente deu, e como o esperado, o dito cujo não pagou e agora o advogado está dizendo que vai despejar o caloteiro....O cour vai comer!

O FANTASMA DO EX

Um ex-secretário de governo anda assombrando alguns parlamentares e empresários do estado, tudo por conta de uma suposta "delação premiada" que promete vir a tona nas proximas semanas, inclusive, tem assessor que já não dorme duas noites no mesmo endereço, com medo que as seis da manhã ele seja convidado para tomar um cafezinho com os homens de preto.

DIVIDAS IMPAGAVEIS

Sabe aquela máxima que diz que para sair vitorioso em uma campanha eleitoral tem que ter muita grana? Pois é, quase todos que são eleitos dizem que "fizeram uma campanha pé no chão, que gastaram uma micharia, ou não gastaram nada", é tudo balela! Já tem caso que gente que teve que vende empresa, outro vendeu a casa, vendeu carro e foi vendendo tudo para pagar dividas de campanha, e outros que passam anos pagando essas dividas, e outros simplesmente dão calote mesmo.

DIPLOMA FALSO

Uma bronca safada vai estoura no interior do estado e um prefeito reeleito pode perder o mandato porque apresentou para a justiça eleitoral, um documento que supostamente é falso, e isso foi alvo de materias jornalisticas em periodo de campanha, inclusive com uma liminar do então candidato a reeleição, que conseguiu que as materias fossem excluidas, alegando serem fake news. Passada a eleição, uma AIJE continuou tramitando, e hoje, com 836 paginas, parece que tudo foi comprvado, e o homem está com os dias contados.

FALANDO EM DIAS CONTADOS...

O ainda deputado federal Euripedes Clemente, vulgo LEBRÃO, também está com os dias contados na câmara federal, já que o STF decidiu pela perda de mandato dele e mais seis pares deles que entraram por conta de um emaranhado de contas de sobras de campanha e agora, depois de dois anos e meio de processo, foi decidido que os sete perdem o mandato, e o Lebrão, que nunca acrescentou nada para o estado durante seu periodo de câmara federal, assim que estiver fora do mandato, vai enfrentar serios problemas com a justiça, e espero que a justiça faça realmente uma verdadeira RECICLAGEM na vida publica dele.

É FERA!

Sim, o Rafael Fera de Ariquemes vai assumir o restante do mandato que já deveria ser seu a muito tempo, afinal de contas ele teve o dobro de votos do reciclado Lebrão, e promete tocar o zaralho na câmara federal. Mas Fera é um cara que pensa no povo, pensa na sua Ariquemes, e com certeza não vai deixar que suas divergencias politicas com a prefeita, influencie na hora de mandar recursos para o municipio.

Até a próxima segunda feira

CARLOS CALDEIRA - DRT 002105 





quinta-feira, 13 de março de 2025

URGENTE - STF deve tirar o mandato de Lebrão e mais seis deputados federais

Ex vereador de Ariquemes Rafael Fera, espera resultado final para tomar posse como primeiro suplente de Euripedes Lebrão.
Perdendo o mandato, Lebrão também perde o foro privilegiado e pode ser preso!
BRASÍLIA - O Supremo Tribunal Federal (STF) retoma, nesta quinta-feira (13), a análise de uma ação que pode retirar o mandato de sete deputados federais. Trata-se de um debate sobre as sobras eleitorais, que define o preenchimento de vagas que “sobraram” depois da divisão pelo quociente eleitoral nas eleições proporcionais.

O debate é sobre um recurso à decisão já tomada pela Corte. Nas eleições proporcionais, como é o modelo aplicado na Câmara dos Deputados, há um peso maior nas vitórias partidárias, e não nos candidatos que receberam mais votos diretos. Isso, a partir de um cálculo chamado de quociente eleitoral, que considera o número de votos e de vagas disponíveis.

Há, porém, as sobras, que são as vagas restantes depois da divisão pelo quociente eleitoral. Os ocupantes dessas vagas são definidos utilizando um cálculo chamado de média de votação. Nesse caso, é levada em consideração, que considera a quantidade de votos válidos.

Em fevereiro de 2024, os ministros invalidaram as regras de uma lei criada em 2021 que exigia cláusula de desempenho para as sobras. Ou seja, as cadeiras restantes na Câmara eram destinadas para quem atingisse 80% do quociente eleitoral, no caso de partidos, e 20% para os candidatos.

O entendimento dos ministros foi de que esse critério inviabilizaria a ocupação de vagas por partidos pequenos. Ou seja, com a decisão, todas as siglas podem participar da disputa pelas sobras. A ação foi movida pelos partidos Rede Sustentabilidade, PSB e Podemos.

Na mesma ocasião, porém, os ministros decidiram que a mudança só valeria a partir das eleições de 2024, mantendo os mandatos dos sete deputados. Os três partidos, então, recorreram para que o fim da cláusula de desempenho tivesse aplicação imediata, ou seja, valesse para a conta feita nas eleições de 2022.

Esse é o recurso que será retomado em julgamento a partir desta quinta-feira. Se for aceito, sete deputados federais podem perder o mandato, com amplo impacto na bancada do Amapá. São eles:

Silvia Waiãpi (PL-AP)
Sonize Barbosa (PL-AP)
Goreth (PDT-AP)
Augusto Pupiu (MDB-AP)
Lázaro Botelho (PP-TO)
Gilvan Máximo (Republicanos-DF)
Lebrão (União Brasil-RO)

No lugar deles, podem assumir cadeiras na Câmara dos Deputados: 

Aline Gurgel (Republicanos-AP)
Paulo Lemos (PSOL-AP)
André Abdon (PP-AP)
Professora Marcivania (PCdoB-AP)
Tiago Dimas (Podemos-TO)
Rodrigo Rollemberg (PSB-DF)
Rafael Fera (Podemos-RO)

O julgamento dos recursos acontecia no plenário virtual (sistema eletrônico de depósito de votos) até junho de 2024, quando o ministro André Mendonça paralisou a análise e pediu a remessa para o plenário físico. Na época, o STF chegou a formar maioria para validar a aplicação da mudança nas eleições de 2022 e, assim, retirar os mandatos dos atuais deputados.

Seis ministros votaram nesse sentido: Gilmar Mendes, Alexandre de Moraes, Flávio Dino, Nunes Marques, Dias Toffoli e Cristiano Zanin. O julgamento deve ser retomado com o voto de André Mendonça. Irão se manifestar, ainda, Cármen Lúcia, Luís Roberto Barroso, Edson Fachin e Luiz Fux.